O mundo dos smartphones tem vindo a mudar nos últimos 2 anos, e ao que tudo indica, vai mudar de forma muito mais signficativa a partir do final de 2024 e início de 2025.
Vamos ver muito mais IA no software de qualquer smartphone de “topo”, o que claro está, também significa que as especificações vão aumentar bastante, especialmente no lado do SoC e da quantidade de memória RAM disponível.
Mas… O iPhone, que é o produto mais importante da Apple há vários anos, e só tem vindo a ganhar mais importância à medida que todas as outras gamas parecem estar a perder quota de mercado devido ao encarecimento quase absurdo das mesmas (iPad, MacBook, etc)… Parece estar a ficar “atrasado” relativamente ao mundo Android.
A Apple adormeceu e vai pagar o preço?
Apple está atrasada? iPhone vai sofrer!?
Portanto, enquanto a Google continua a apresentar mais e mais funcionaliades baseadas no seu motor de IA Gemini. Que entretanto devem chegar ao Sistema Operativo Android ainda durante este ano de 2024. Provavelmente já com o lançamento dos novos Pixel 9 de Outubro.
Tudo coisinhas boas que vão com toda a certeza chegar aos novos Samsung Galaxy S25 de Janeiro de 2025. Porém, ao mesmo tempo, eis que a Apple parece estar “parada no tempo”.
Afinal, enquanto os mais recentes leaks relativos aos Pixel 9 apontam para smartphones já a puxar os 16GB de memória RAM nos modelos Pro, e 12GB de memória RAM no modelo base. Uma estratégia de aumento de capacidade e velocidade na memória RAM que deve ser replicada por todas as outras fabricantes de smartphones Android, a Apple vai lançar os seus novos iPhone 16 com apenas 8GB de memória, e ao que tudo indica, o plano passa por aumentar para os 12GB em 2026 com os iPhone 17.
Além disso, apesar do facto de ser esperada “alguma” IA nos iPhone 16, e possivelmente também noutros smartphones mais antigos da gama de aparelhos da Apple. É muito provável que sejam funcionalidades muito simples e básicas relativamente a tudo aquilo que está a aparecer no lado Android.
Sim, é verdade que a grande maioria dos consumidores sempre comprou o iPhone, porque… Bem… É um iPhone. Porém, no final do dia, seja um S24 Ultra, Pixel 8 Pro, ou um iPhone 15 Pro Max, a funcionalidade é a mesma. Os smartphones fazem exatamente o mesmo, e como tal, cada um escolhe aquilo que quer.
Isso vai mudar a partir de agora, e a Apple vai ficar em desvantagem. Será que vamos ver uma Apple a perder quota de mercado, ou o efeito não vai ser imediato?
Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!