Estamos a poucos dias da WWDC 2025, o evento onde a Apple apresenta ou demonstra muito daquilo que anda a preparar no lado do software. Aliás, vários rumores apontam para uma Apple pronta a revelar um iOS renovado, com um novo aspeto, novas funcionalidades, e até com uma nomenclatura renovada.
Mas… No lado da IA… A coisa está complicada.
Apple e a Inteligência Artificial… Agora é a negação!
Portanto, a Apple prepara-se para apresentar muita coisa nova e interessante, mas há um tema que vai muito provavelmente ficar de lado: a inteligência artificial.
Afinal, segundo Mark Gurman, este será mais um ano em que a gigante de Cupertino falha em impressionar no campo da IA. Algo infeliz, visto que está cada vez mais atrás de rivais como a Google, a OpenAI, entre outras.
Podemos até dizer que o novo iOS vai ter um visual bonito, mas o cérebro fica a meio gás.
Ou seja, o foco da Apple parece estar no design. Vamos ter direito a uma reformulação visual inspirada no visionOS, com efeitos de vidro e novos elementos gráficos que vão dar um ar mais moderno ao iOS, iPadOS e macOS
Num claro sinal de que o objetivo é marcar uma nova era estética. Mas a substância vai faltar.
O que vamos ver de IA?
O que veremos este ano? Pequenos gestos, como a abertura do modelo base (com 3 mil milhões de parâmetros) a programadores, permitindo alguma integração de IA em apps de terceiros.
Só que, mesmo assim, estamos a falar de algo muito atrás do que a Google faz com o Gemini ou a OpenAI com o ChatGPT.
A nova Siri está marcada para 2026, e deverá ser por essa altura que o sistema deve receber uma boa ensaboadela para subir de nível.
Pagar por IA? Muito complicado!
Já há quem pague para ter acesso a IA. Como é o exemplo do ChatGPT, que anda a vender bem os pacotes Plus.
Mas, no lado dos telemóveis, a coisa não parece ser assim tão fácil. Ninguém vai pagar dinheiro a sério por resumos automáticos, edições inteligentes, etc… É preciso mais substância. Por isso, a ideia da Apple, que seria começar a pedir dinheiro por funcionalidades avançadas do seu sistema de IA, está a cair por terra.
Enquanto o sistema estiver assim, sem funcionalidades poderosas e bem implementadas, nenhum cliente vai meter a carteira em cima da mesa. Não há design que safe tal coisa.
A Apple precisa de acelerar a fundo, contratar talento certo e, acima de tudo, deixar de tratar a IA como acessório. O mundo já mudou. Está na altura de a Apple fazer o mesmo — ou vai mesmo ficar para trás.