Como estamos fartos de dizer, o ano de 2024 vai ser uma época de revolução para o mundo mobile, tanto no lado Android como também no lado iOS. Vamos ver (finalmente) a integração de funcionalidades baseadas em algoritmos de inteligência artificial a sério, em vez da lenga-lenga que andamos a ouvir desde que o primeiro smartphone começou a ser capaz de identificar um animal de estimação através da app de câmara nativa.
Mas, como também já avisámos, esta revolução vai muito provavelmente obrigar os consumidores a trocar de telemóvel. A Inteligência Artificial a sério é pesada no lado do hardware, e como tal, vai obrigar à implementação de componentes ainda mais especializados. É exatamente por isso que alguns rumores apontam para uma Samsung pronta a lançar a sua solução apenas para os seus novos Galaxy S24, enquanto a Apple também está a planear “trancar” várias funcionalidades apenas para o iPhone 16.
- Nota do Redator: Como é óbvio, os smartphones atuais são muito capazes no campo da performance. Mas, esta nova geração vai servir para separar o trigo do jóio. Vai até servir para dividir o próprio mundo dos smartphones! Tem dinheiro para gastar e para atualizar? Vai ter IA! Não tem? Vai ter um smartphone “banal”.
Apple vai chegar tarde à loucura da IA. Há coisa mais Apple que isto?
Portanto, dito tudo isto, é muito provável que a Samsung entre já com tudo em Janeiro, com uma mudança muito significativa na forma como o seu One UI funciona.
Mais concretamente, estamos a falar do Gauss, que vai trazer várias funcionalidades IA generativas, com um potencial para mudar a forma como utilizamos um smartphone no dia-a-dia.
Entretanto, depois da aposta da Samsung já em Janeiro, a Xiaomi, Oppo, Vivo, etc… Vão também todas apostar em novidades IA no primeiro trimestre de 2024. Porém, por sua vez, a Apple está a planear fazer a “sua cena” apenas em Setembro/Outubro de 2024.
Algo muito ao estilo da Apple, mas que pode ser a melhor forma de entrar neste novo mundo.
Apple atrasada = Bom!? Talvez seja boa ideia!
Vamos ser honestos… Ninguém sabe muito bem como implementar funcionalidades de Inteligência Artificial num smartphone. Há muita coisa que vai resultar, e claro, há muitas outras coisas que vão falhar e vão ser criticadas pela sua inutilidade.
Curiosamente, a Samsung vai assim servir como “porquinho de teste”, enquanto todas as outras fabricantes vão olhar, vão analisar, e vão tirar notas.
A Apple não quer ser a primeira, para perceber o que resulta e o que não resulta. Basicamente… Em Setembro logo se vê!
Curiosamente, isto não acontecer apenas no software em si, a Apple também vai perceber a forma como os consumidores aceitam ou não o “upgrade” obrigatório para um novo smartphone, tudo de forma a decidir que funcionalidades pode bloquear nos seus novos iPhone 16.