A Apple vai voltar a fazer das suas e reservar o que há de melhor para quem pagar mais.
Ou seja, segundo os rumores mais recentes, o novo chip A20 vai ser exclusivo dos iPhone 18 Pro, iPhone 18 Pro Max, e claro, do tão falado iPhone dobrável que pode mesmo estrear em 2026. A cereja no topo do bolo? Este processador vai usar o novíssimo processo de fabrico a 2nm da TSMC, acompanhado por uma tecnologia de embalagem bem mais avançada: A WMCM.
2nm e WMCM: os ingredientes do novo monstro da Apple
Ao que tudo indica, o A20 vai ser o primeiro chip comercial de 2nm produzido em massa pela TSMC, e isso por si só já é algo de valor. Especialmente porque a Apple vai ser a primeira (e única) a apostar nos 2nm logo de início.
Mas o mais interessante está na embalagem WMCM (Wafer-Level Multi-Chip Module), que permite juntar vários componentes (CPU, GPU, memória, etc.) no mesmo wafer antes de serem separados em chips individuais. Resultado? Mais performance por watt, menos espaço ocupado, e ainda maior eficiência energética.
Ou seja, é mais uma daquelas evoluções silenciosas que não soa tão sexy como “mais núcleos” ou “mais GHz”, mas que pode mudar tudo por baixo do capô. Feliz ou infelizmente, é a isto que estamos reduzidos nos tempos que correm, por isso, se quer o melhor do melhor, é isto que lhe vai saltar aos olhos.
Mas nem tudo são rosas: a RAM fica igual
Apesar do salto tecnológico, os novos iPhones com o soc A20 vão continuar nos 12 GB de RAM. Mas isto era de esperar. A Apple nunca foi muito fã de meter muita memória nos seus aparelhos. Por isso, se vai acontecer com a geração de 2025, muito dificilmente iria voltar a acontecer em 2026.
E quando chega isto tudo?
Segundo o China Times, a produção em larga escala da TSMC com esta nova tecnologia só vai atingir ritmo a sério no final de 2026, com cerca de 50 mil unidades por mês. Por isso, é provável que os iPhones com A20 sejam lançados mesmo na reta final do próximo ano.
Vale a pena esperar?
Diria que não. Acredito que os novos modelos premium do iPhone 17 vão mudar um pouco o jogo graças ao acréscimo de memória RAM e aposta na IA. No ano seguinte a sopa vai ser a mesma, talvez com mais alguma batata para adicionar consistência.