App Facebook do Windows Phone morre a 30 de Abril


Por em

Já tinha sido dado como morto. No entanto ainda há muitos utilizadores que mantêm os seus Windows Phone. Agora, este sistema operativo vai ficar ainda mais sozinho. É que a família de aplicações do Facebook que inclui o Messenger, o Instagram e a própria app do Facebook, anunciaram o fim do suporte para estes dispositivos a partir de 30 de abril.

É mais uma desistência do universo Windows Phone

Em Outubro, assinala-se nove anos desde o lançamento inicial do Windows Mobile. Foi um sistema operativo interessante e cheguei a utilizar. No entanto, nunca desafiou o Android e o iOS. Em 2016 a Microsoft revelou que a plataforma tinha uma quota de mercado a rondar os 2%. Isto foi a indicação clara que este sistema operativo já não iria ser um foco da empresa. Na prática foi o começo do fim.

Depois de confirmado o fim em 2017, as atualizações de software e segurança foram acabaram em dezembro do ano passado.

De facto, muitas aplicações têm vindo a deixar de suportar o sistema operativo da Microsoft para dispositivos móveis. Esta informação foi enviada pelas próprias apps para os utilizadores.

Entretanto, a Microsoft também confirmou que o Facebook e o Messenger, que são as aplicações ainda mais populares desta plataforma, serão removidos da Microsoft Store, também a 30 de Abril.

No entanto, isto não significa o fim do acesso para quem ainda tem um Windows Phone.

É que os utilizadores vão poder continuar a aceder, tanto ao Facebook, como ao Instagram, através do browser.

Desde o mês passado, este sistema tem menos de 0,3% do mercado mundial de sistemas operativos móveis.

Resta agora saber quem impacto esta novidade terá nas pessoas que ainda utilizam este sistema operativo.

É sempre triste testemunharmos o fim de um sistema operativo, especialmente deste que até estava bem desenhado. Embora não seja propriamente fã do sistema operativo Windows reconheço as mais valias e gostei sinceramente desta versão para dispositivos móveis.

Leia também

Ou veja mais notícias de Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Microsoft vai permitir adiar atualizações do Windows até 35 dias

Borderlands 3 confirmado como exclusivo da Epic Games Store

Seguinte