Atenção: é o fim das aplicações Android no Windows 11!

Em junho de 2021, a Microsoft anunciou que as aplicações Android iam oficialmente chegar ao Windows 11. No entanto, as coisas mudaram. De facto, este Subsistema do Windows para Android (WSA) está agora a ser descontinuado. Como tal é o fim das aplicações Android no Windows 11!

Atenção: é o fim das aplicações Android no Windows 11!

Este sistema aproveitava a Amazon Appstore, com aplicações Android integradas na experiência do Windows, incluindo o menu Iniciar, a barra de tarefas e as opções de janelas. Após um longo período de testes e pré-visualização, foi lançado oficialmente em outubro de 2022 em 31 mercados com mais de 50 mil aplicações Android.

Desde então, o WSA tem visto atualizações para o Android 12.1 e Android 13, bem como mais funções que as podem aproveitar. Lembro que a última grande atualização foi em junho de 2023.

A partir de amanhã (6 de março), os utilizadores do Windows 11 “não poderão pesquisar a Amazon Appstore ou aplicações associadas na Microsoft Store”. Os programadores ainda podem atualizar as suas apps, mas não poderão enviar novos.

- Advertisement -

Entretanto as aplicações já existentes no seu PC continuarão a funcionar até 5 de março de 2024.

Enquanto isso, a Amazon disse hoje que sua “Appstore continuará disponível e suportada em outras superfícies, incluindo Fire TV, Fire Tablet e dispositivos Android”. Olhando para o cenário, o ChromeOS oferece mais apps Android através da Play Store em Chromebooks, enquanto as apps iOS podem ser executadas no Mac.

É verdade que muitas pessoas não ligavam a isto. No entanto, a verdade é que para outros poderão fazer falta.

Seja como for era algo interessante que a Microsoft estava a fazer ao piscar o olho ao Android e agora vira completamente as costas. Em termos de integração resta apenas o vínculo ao telefone que permite aceder a algumas funções do smartphone no Windows. Isto é também válido para quem iPhone.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.