Se utilizar esta aplicação Microsoft no Windows não faça isto!

Se tem estado a par das notícias sobre o Windows, sabe que a Microsoft lançou recentemente a aplicação PC Manager na Microsoft Store para o Windows 11. As pessoas têm estado a experimentá-la para ver como se comporta. Por um lado, faz algumas coisas bem. Por outro, escolher algumas opções pode ser um problema. É que aparentemente elimina ficheiros que acabam por abrandar o desempenho do seu PC. Assim se utilizar esta aplicação Microsoft no Windows não faça isto!

Se utilizar esta aplicação Microsoft no Windows não faça isto!

Tal como foi detectado pelo Neowin, o Microsoft PC Manager vem com uma opção de “limpeza profunda”. Esta opção tem como objetivo analisar o seu PC e eliminar todos os ficheiros que já não são necessários, libertando assim espaço e acelerando o desempenho do seu PC. O problema é que pode acabar por tornar o seu PC Windows mais lento.

Isto acontece porque a opção de limpeza profunda apaga todos os ficheiros da pasta Prefetch do seu computador. O seu PC utiliza esta pasta para guardar informações sobre as aplicações que executa. Tudo para que arranquem mais rapidamente da próxima vez que as executar. Não são ficheiros essenciais, mas são úteis para manter o seu PC a funcionar rapidamente, o que desaparece rapidamente quando o Microsoft PC Manager limpa todos os ficheiros da pasta Prefetch. E embora poupe espaço em disco, torna o funcionamento do seu PC mais lento em geral.

aplicação Microsoft no Windows

Se decidir utilizar o Microsoft PC Manager, é aconselhável que não lhe diga para efetuar uma limpeza profunda para evitar este problema. Em alternativa, pode utilizar outras formas de limpar e acelerar o seu PC Windows.

Este é daqueles casos claros que o que faz bem, também pode fazer mal. Afinal de contas nem sempre uma grande limpeza é a solução mais eficaz para estes problemas.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.