Inicio Hardware Apesar de todos os 'leaks', a RTX 3080 ainda vai demorar a...

Apesar de todos os ‘leaks’, a RTX 3080 ainda vai demorar a chegar

Estamos neste momento a passar por uma vaga intensa de ‘leaks’ e rumores acerca das novas placas gráficas NVIDIA, com muitos entusiastas já a sonhar com uma NVIDIA GeForce RTX 3080 a bombar na sua máquina Gaming.

No entanto, apesar de todos os ‘leaks’ que têm chegado à internet, é boa ideia baixar um pouco as expectativas… As placas GeForce de nova geração ainda deverão demorar.

Apesar de todos os ‘leaks’, a RTX 3080 ainda vai demorar a chegar

a RTX 3080

Portanto, como mencionei numa atualização de um artigo ontem de manhã, tivemos um novo ‘leak’ a sugerir a existência de uma placa gráfica NVIDIA Ampere com 124 unidades de computação. O que parece brutal… Claro que sim! O problema é que a atual rainha do mercado de placas gráfica conta com apenas 68 unidades de computação.

Por isso, se acha que a NVIDIA vai apostar tudo no mercado gráfico, quando a AMD ainda não conseguiu sequer chegar aos calcanhares da RTX 2080, pode tirar o cavalinho da chuva.



Se acha que estou apenas a ser pessimista, então olhe para os 24/32 e 48GB de memória HBM2e que já foram mencionados. Estamos a falar de quantidades de memória que talvez nem daqui a 10 anos cheguem ao mercado tradicional de consumo. Ou seja, estamos aqui a falar de placas para o mercado business e de centros de dados. (Especialmente quando olhamos para a frequência de 1.1Ghz)

Sim, a NVIDIA deverá mesmo revelar novas placas na GTC 2020 (Que vai ser um evento online, graças ao Coronavírus). Mas a possibilidade destas placas serem focadas nos jogos é extremamente baixa.

Quando é que a NVIDIA poderá meter o pé no acelerador do mundo GeForce?

Caso já não se lembre, as atuais NVIDIA Turing (RTX 2000) chegaram ao mercado em Agosto de 2018. Ou seja, estão prestes a fazer dois anos. Dito isto, a verdade é que a AMD também já não é a mesma rival de há dois anos atrás, estando a fazer uma forte aposta no mundo gráfico desde o passado mês de Julho. (A RX 5700 XT é um grande exemplo disto mesmo).

No entanto, a NVIDIA não tem qualquer necessidade de ir lançar uma nova placa gráfica a correr e aos saltos!

Sim, a concorrência é agora mais feroz. Mas a NVIDIA continua a ser a senhora da gama alta, e até já tem as tecnologias mais desejadas na forma do DLSS e Ray Tracing.

Assim, até que a AMD lance alguma coisa que realmente aperte os calcanhares à rival. A NVIDIA pode simplesmente encostar-se e descansar um pouco, ao mesmo tempo que prepara a sua nova gama de produtos Gaming, com toda a calma do mundo.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Google Maps tem uma grande novidade para a malta da bicicleta

O Google Maps merece a confiança de milhões de utilizadores. De facto, ajuda muito nas questões de navegação e está mais completo do que...

É desta que o Microsoft Edge bate de vez o Google Chrome!

Nem sempre foi assim mas atualmente podemos dizer que o browser é das aplicações mais importantes no Windows. Neste campo há três grandes destaques....

Galaxy Z Fold 3: uma nova S Pen e uma grande novidade no vidro

Já referimos na Leak que a Samsung deve fazer ajustes aos painéis dos smartphones dobráveis. Tudo com o objetivo de que eles suportem a...

Uber oferece proposta milionária pela Freenow! Será medo?

Quando aqui falamos que a pandemia de COVID-19 afetou mesmo todos os setores económicos, não estamos de maneira nenhuma a brincar. Afinal de contas,...

Halo 5 completamente à borla? Saiba como obtê-lo!

Se por acaso é daquele tipo de jogadores que sempre gostou mais das consolas da Microsoft e como tal, possui neste momento uma Xbox...