Até aqui ainda não recebida nada, muito provavelmente por isto é algo exclusivo do mercado Norte-Americano, mas a realidade é que a Apple decidiu promover o seu novo filme de Fórmula 1 com Brad Pitt de uma forma, digamos… pouco subtil.
Mais concretamente, durante esta semana, milhares de utilizadores receberam uma notificação push da app Wallet com um desconto de 10 dólares na compra de bilhetes.
Algo que à primeira vista, até parece um gesto simpático. Mas a reação foi tudo menos positiva. Afinal de contas, com ou sem descontos, isto é um anúncio publicitário.
Anúncio no iPhone sobre o filme de F1? Correu mal!
Portanto, a notificação oferecia o desconto na compra de dois bilhetes através do Fandango, e servia para divulgar o novo filme que, depois de estrear nos cinemas, vai chegar ao Apple TV+.
O problema? Ninguém pediu para ser bombardeado com publicidade dentro da app Wallet, uma aplicação que normalmente só emite alertas úteis, como bilhetes de embarque ou cartões bancários.
Como é óbvio, rapidamente começaram a chover críticas nas redes sociais, com muitos utilizadores a comparar esta jogada ao infame episódio de 2014, quando a Apple enfiou à força o álbum dos U2 em todos os iPhones. Uma espécie de “dádiva corporativa” que mais parecia uma invasão de privacidade.
No Reddit, as reações foram mesmo muito interessantes e diretas! “Não paguei mais de 1000 dólares por um iPhone para levar com anúncios”, escreveu um utilizador. No X, outro desabafava: “Adoro viver no futuro, onde o fabricante do meu telemóvel faz um filme e me envia notificações publicitárias.”
A própria Apple parece ter antecipado o backlash, já que no iOS 26 existe uma nova opção para desativar apenas notificações de “Ofertas e Promoções” na app Wallet. Porém, isto também significa que isto não foi apenas uma vez sem conta. Vai acontecer mais vezes.
Apesar do erro de comunicação, a verdade é que o filme F1 até tem bom aspeto. Produzido pela mesma equipa de Top Gun: Maverick, e com Brad Pitt no papel principal, tudo indica que pode ser um dos grandes blockbusters deste verão. Mas se a Apple quiser que o público vá ver, talvez seja melhor apostar em trailers… e não em notificações invasivas.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!