Como noticiámos há alguns dias atrás, o padrão para o carregamento sem fios no mundo mobile vai mudar, ou melhor, vai evoluir para a versão 2.0 (Qi2). Isto significa que a forma como carregamos os nossos dispositivos vai ficar mais poderosa e mais eficiente. Uma excelente notícia! Visto que apesar de ser extremamente prático carregar sem fios, sempre foi muito complicado garantir um carregamento eficiente.
Porém… É preciso salientar que esta nova versão é muito baseada naquilo que a Apple anda a fazer há alguns anos com o MagSafe. Ou seja, no fundo, a revolução que está agora a caminho do mundo Android, é uma imitação daquilo que a Apple anda a fazer no iPhone.
Android vai imitar a Apple no carregamento sem fios!
Portanto, caso ainda não tenha percebido, a verdade é que a nova norma de carregamento sem fios Qi2 é muito baseada no já existente design MagSafe da Apple. Ou seja, a ideia é usar ímans para que o carregamento seja mais eficiente, e por isso também mais rápido, face ao padrão Qi original. Afinal, se o carregador é sempre posto no sítio certo (graças à atração magnética)! Acaba por ser mais fácil garantir um carregamento sem eficiente e sem falhas.
É exatamente por isto que vai começar a ser normal ver aparelhos Android com designs muito similares ao iPhone num futuro muito próximo. Ou seja, vamos começar a ver aparelhos MagSafe com suporte ao ecossistema Android já em 2023, com a avanlanche a chegar em 2024.
Aliás, até a própria Google, a principal responsável pelo ecossistema Android, e também pela gama de smartphones Pixel, já está a preparar uma solução para os seus novos aparelhos Pixel 9 de 2024.
Algo interessante, mas que deverá ser apenas a ponta do Iceberg.
Afinal de contas, apesar do facto de todas as grandes fabricantes estarem prontas a adotar o mesmo padrão, é óbvio que o vão fazer com perfis de energia mais elevados ao também aproveitarem o EEP (Extended Power Profile). Isto irá permitir ir além dos 15W que a Apple suporta.
Aliás, não me admiraria nada de ver uma gama Galaxy S24 (lançamento no dia 17 de Janeiro) já com suporte ao novo padrão!
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? O carregamento sem fios é importante para si? Talvez já seja uma funcionalidade crítica nos tempos que correm? Por favor partilhe connosco a sua opinião e experiência na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!