Android TV 13 vai poupar energia e reduzir a largura de banda!

A Google tende a lançar uma nova versão do Android TV um ou dois meses depois de lançar a versão final do Android. No ano passado, lançou o Android TV 12 cerca de um mês depois do Android 12 ter chegado aos smartphones Pixel. Dito isto, apesar de a empresa ainda não ter anunciado o Android TV 13, já são conhecidas três mudanças significativas. Suporte expandido para o modo picture-in-picture, modo de standby de baixa potência e poupança na largura de banda exigida.

Android TV 13 vai poupar energia e reduzir a largura de banda!

O Android TV já suporta o modo picture-in-picture, com a relação de aspeto 1.777778:1, ideal para exibir conteúdo de 16:9. Os programadores, no entanto, podem agora criar janelas PiP com uma relação de aspeto inferior a 1:2.39 ou superior a 2.39:1, se necessário. Entretanto a Google vai melhorar ainda mais esta funcionalidade no Android TV 13, permitindo que os programadores criem janelas PiP menores ou maiores do que estas.

Android TV, Google

Além disso o Android 13 também contém um novo “modo de standby de baixa potência” destinado a TVs Android. A função restringe o acesso das aplicações à rede quando está ativa. Assim esta será uma adição útil, uma vez que as aplicações não precisam de aceder à internet ou criar bloqueios desnecessários quando a TV está desligada ou em estado de stand-by. Também deve levar a uma redução do uso da largura de banda e reduzir o consumo de energia da smart TV. São sem dúvida boas notícias para uma plataforma que ganha cada vez mais adeptos.

Se a Google mantiver a mesma cronologia do ano passado, o Android TV 13 deve ser anunciado em novembro. Seja como for e como a adoção acaba sempre por ser um pouco lenta só devemos ter uma aplicação prática mais para o final do ano ou então em 2023.

Já utiliza a plataforma Android TV? Conte-nos tudo nos comentários.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.