É sabido que as ameaças tentam sempre atacar mais os equipamentos do lado Android e isto é fácil de explicar. Tem uma enorme base de utilizadores e outra coisa muito importante. É um sistema muito mais aberto comparativamente, por exemplo, ao iOS da Apple. Assim é mais fácil os ataques funcionarem. Desta vez os smartphones Android mais gama-média são exatamente aqueles que estão em perigo. E isto porque a causa reside mesmo no coração do smartphone.
Android: Se tem algum destes smartphones está em perigo!
A empresa de segurança para dispositivos móveis Kryptowire identificou uma grande vulnerabilidade num chipset da Unisoc. Para quem não conhece a marca é só a maior fabricante de chips Chinesa. Uma pessoa que esteja a par desta falha consegue aceder a todos os dados armazenados no smartphone e também tem a capacidade de o controlar totalmente.
Deste modo e em minutos é possível ter-se acesso aos registos do sistema, mensagens de texto, contactos e outros dados sensíveis. Ou então, se quiserem podem fazer com que o dispositivo deixe de funcionar de vez.
Num email a empresa Kryptowire explicou como é que os criminosos podem tirar vantagem deste problema. Tudo devido a uma app pré-instada que vem juntamente com o chip. A App não utiliza protocolos de autenticação e na prática abre a porta a qualquer pessoa que tenha más intenções.
A empresa Kryptowire só está a revelar agora esta informação ao público. No entanto afirma que a Unisoc bem como outros fabricantes foram informados da falha em Dezembro em 2021.
Mas afinal que smartphones estão afetados?
A Kryptowire revelou uma lista de todos os equipamentos que têm o chip em questão. Ou seja, o Unisoc SC9863A (28NM). A lista consiste em smartphones mais económicos de fabricantes como a Samsung, HTC, Lenovo, Motorola, ZTE e Realme.
Está tudo disponível aqui.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!