Android: oito dicas para não perder as notificações

O sistema de notificações do Android é muito importante porque nos ajuda a estar a par de tudo o que se passa. É por esse motivo que quando elas deixam de funcionar como deviam as coisas complicam-se. No entanto, há muitas soluções. Dito isto, vamos dar-lhe oito dicas para não perder as notificações no seu smartphone Android e vamos explicar-lhe como pode ver tudo o que recebeu anteriormente.

Android: oito dicas para não perder as notificações

1. Reinicie o smartphone

Muitas das vezes começamos a perder notificações no nosso smartphone Android e nem nos apercebemos. Aliás só damos conta quando alguém nos diz que nos enviou uma mensagem e não respondemos. Para isso é boa ideia reiniciarmos o smartphone. Ao fazê-lo colocamos um ponto final em todos os processos ou serviços de fundo que possam interferir com a capacidade de uma aplicação mostrar notificações. Isto também irá reiniciar os componentes principais do smartphone. Ou seja, é sempre a primeira coisa a tentar. No entanto, se elas não voltarem continue a ler.

Android notificações não aparecem

2. Veja as definições das aplicações

Se o facto de termos reiniciado não ajudou, uma das razões mais comuns para as notificações não surgirem no Android é por terem ficado desativadas por algum motivo. Já me aconteceu em algumas apps, como no caso do WhatsApp.

Android notificações não aparecem

Dito isto, a maioria das aplicações Android possui o seu próprio conjunto de opções de notificação personalizáveis para modificar a frequência com que elas podem disponibilizar alertas, que tipo de notificações e muito mais. O Gmail, por exemplo, permite-lhe desligar completamente a sincronização. Por isso, certifique-se de que não tocou acidentalmente em nenhum botão para desligar essa funcionalidade enquanto navega nas definições de uma app.

3. Desative otimizações da bateria

Para preservar a vida útil da bateria e evitar que as aplicações que não utiliza regularmente fiquem ativas em segundo plano, o Android utiliza otimizações de bateria baseadas em inteligência artificial. Ainda assim os algoritmos não são perfeitos e podem causar problemas. Isto pode levar-nos a perder notificações.

Android notificações não aparecem

De facto a funcionalidade de bateria adaptativa do Android pode causar problemas nas notificações. Em alguns casos é bom desativar-se esta função apenas para se perceber se as coisas melhoram.

4. Reinstale a app que está a dar problemas

Por vezes os problemas estão relacionados apenas com uma aplicação que deixa de mostrar notificações. Nestes casos a melhor opção é reinstalar a app. Isto porque apaga por fazer “reset” às notificações dessa app.

Verifique o modo não incomodar

A maioria dos smartphones Android vem com um modo de não incomodar. Por vezes, algumas pessoas ativam-no sem darem conta. Especialmente quem nem sabe que ele existe. Assim verifique nas definições se por algum motivo ele está ativo.

5. Veja o que está para trás

As notificações são algo muito importante e que ninguém quer perder. Entretanto se tem um smartphone Samsung tem a mais valia de poder consultar facilmente o histórico de tudo o que é recebido.

Assim vá às definições e procure por Definições Avançadas.

melhorar Samsung Galaxy, smartphone samsung notificações

A seguir clique na opção Histórico de Notificações.

melhorar Samsung Galaxy, smartphone samsung notificações

Depois só tem de carregar no botão para ativar o histórico de notificações.

melhorar Samsung Galaxy

Depois para ver todas as notificações recebidas de uma aplicação específica nas últimas 24 horas, é só tocar no ícone ao lado dessa aplicação.

Fazendo tudo isto e verificando se há algo de errado com o seu smartphone Android nunca mais vai voltar a perder notificações.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.