Nos últimos dias deu-se muito destaque a um alerta que anda a circular na Internet a pedir para apagar já o Chrome do seu smartphone Android. Isto devido a uma informação revelada por um especialista em segurança e que nos pode colocar em risco. No entanto, não precisa de ficar em pânico e pode manter o Chrome no seu smartphone Android. Ainda assim, há uma alteração que precisa mesmo de fazer!
Android: apesar do alerta não precisa de apagar o Chrome!
A questão de segurança que motivou tantos alertas não está relacionada com nenhuma falha zero-day que ficou conhecida nos últimos dias. Tudo isto deve-se a uma informação revelada por um investigador de segurança que nos diz que o browser da Google consegue aceder ao acelerómetro do nosso smartphone e isto pode dar mau resultado.
Segundo este investigador o Chrome está sempre a analisar o que se passa com o acelerómetro. Pior do que isso, fornece essa informação aos sites que visitamos.
Mas que informações podem ser dadas através do acelerómetro?
Mais do que aquelas que podemos pensar. Consegue revelar se estamos a falar, através da deteção de vibrações de som, se estamos sentados, de pé ou a fazer exercício. Mas pode ainda revelar mais coisas como as atividades que fazemos, comportamentos e até se bebemos!
Não precisa de apagar. Basta desativar a partilha de dados relacionados com o acelerómetro. Em primeiro lugar temos de ir às definições. Aí temos de escolher a opção definições de sites.
Dentro dessa opção localize outra chamada Sensores de Movimento.
Depois é só desativarmos a opção.
Assim já estamos totalmente seguros e não há necessidade de estarmos a remover o Chrome.
Muitas funções que existem nas aplicações que temos no nosso smartphone podem ser utilizadas de forma abusiva. No entanto a solução não é remover. O melhor mesmo é desativar algumas coisas que não são necessárias.