Android: quatro alterações para fazer já no teclado da Google

Alguns smartphones Android não vêm com o teclado da Google de base. No entanto, a verdade é que o Gboard é um dos melhores teclados que está disponível! Aliás é por esse motivo que há cada vez mais pessoas a mudarem para ele. Se é o seu caso saiba que fez uma boa opção. No entanto e se mudar para o teclado da Google no seu smartphone Android há quatro alterações para fazer já!

Android: se mudar para o Gboard faça já estas alterações!

Altere o atraso ao manter a tecla premida

Quando ficamos a pressionar uma tecla durante algum tempo surge um pequeno menu pop-up onde podemos aceder a teclas relevantes adicionais. Por exemplo, se pressionar uma vogal durante muito tempo, poderá ver as variações dessa letra com diferentes acentos. Pressionar longamente a tecla do ponto mostra outros símbolos e caracteres especiais.

Como costumamos utilizar isto várias vezes, é uma boa ideia reduzir o atraso entre o pressionar das teclas e o menu a aparecer.

Para isso tem de, no Gboard, ir a Definições e a seguir a Preferências.

Gboard: o que tem de alterar já no teclado da Google!

Procure por Atraso ao Manter a Tecla Premida e utilizando o slider faça o ajuste.

Gboard: o que tem de alterar já no teclado da Google!

O atraso está definido como 300 milissegundos por defeito. No entanto pode reduzi-lo para 100 milissegundos ou aumentá-lo até 700 milissegundos. Quanto menor o atraso, mais tempo economizará em cada pressão longa para aceder ao menu.

Mostre a tecla dos Emojis para aceder a eles mais rapidamente

Por defeito, para acedermos aos emojis no Gboard temos de pressionar por algum tempo a tecla de vírgula ao lado da barra de espaços. Mas isso pode tirar algum tempo quando queremos utilizar rapidamente um emoji.

Felizmente, podemos configurar o teclado da Google para mostrar a tecla emoji separadamente para um acesso mais rápido. Assim basta ir a Configurações > Preferências e ativar a opção Mostrar tecla de alteração para emoji. Assim já teremos acesso à tecla dedicada.

Melhores as definições de auto-correção

Um aspeto muito interessante do Gboard é que aprende o nosso estilo de utilização ao longo do tempo. Isto permite que ele faça correções mais precisas e dê melhores sugestões ao digitar. Mas ainda é possível tornar tudo melhor ativando algumas coisas.

Gboard: o que tem de alterar já no teclado da Google!

Para fazer as alterações temos de ir às definições e escolher a opção Correção de Texto.

Aí será boa ideia ativar a opção que permite mostrar a faixa de sugestões e até as sugestões de palavras seguintes. Se gostava de recorrer smepre a este sistema pode ativar a opção de correção automática.

Melhorar a escrita ao deslizar

Para além da correção de texto também podemos obter vantagens de recorrermos à escrita ao deslizar. No entanto para quem tudo fique ainda melhor convém ativar algumas funções. Uma delas é a opção que permite mostrar percurso do gesto. A outra é a que podemos usar para ativar a eliminação com gestos.

Adicionar palavras ao dicionário pessoal

De certeza que há palavras que utilizamos e que não estão por defeito no dicionário da Google. Isto vai tornar mais difícil a escrita, sobretudo quando temos a correção automática ativada. Para resolvermos esta situação o Gboard tem de reconhecer essas palavras. Para isso temos de as adicionar.

Vá a Definições, depois a Dicionário. A seguir carregue onde diz Dicionário Pessoal.

Depois Português Portugal. Por fim é só carregar no sinal + no canto superior direito. Nessa altura é só escrever a palavra.

Melhorar a área de transferência

Nas definições temos disponível a opção área de transferência. Ora aí podemos ativar algumas coisas para tornar a utilização do Gboard mais simples.

Dito isto, ative a opção de mostrar o texto e as imagens copiados recentemente na barra de sugestões. Do mesmo modo ative também a opção de mostrar items como endereços/números de telefone no texto copiado recentemente.

Depois de alterar isto no Gboard, o teclado da Google irá certamente funcionar muito melhor.

O Gboard está disponível para Android nesta ligação e para iPhone nesta.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Como e quando deve utilizar um cartão de crédito virtual

Um cartão de crédito virtual é um número de cartão único e temporário que está ligado a uma conta de cartão de crédito existente....

Dicas essenciais para proteger o seu dispositivo contra roubo

Num mundo cada vez mais digital, proteger o seu smartphone tornou-se numa preocupação central. É que a ameaça de roubo não se limita apenas...

Dicas essenciais para limpar a sua piscina desmontável

Manter uma piscina desmontável limpa é essencial para garantir momentos refrescantes e seguros durante o verão. A limpeza de piscina não só melhora a...

Dobráveis: Xiaomi (e outras) por cima da Samsung em 5 aspetos!

Cmo estamos fartos de dizer, a Samsung é a força dominadora no mundo dos dobráveis. Mas, isso não significa que seja a fabricante que...

Faça isto e vai conseguir transformar o seu Gmail! Experimente!

Lidar com e-mails não é a forma mais divertida de passar o tempo. Sobretudo quando temos muitas mensagens com que lidar. No entanto, o...

Com este truque vai despachar o trabalho muito mais depressa!

Despachar o trabalho muito mais depressa é algo que todos queremos mas nem sempre conseguimos alcançar. No entanto a verdade é que está nas...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados