Android 14 vai bloquear o sideload de algumas apps

Esta é sem dúvida uma grande ideia da Google mas é provável que não agrade a todos os utilizadores. Isto porque se vão lembrar imediatamente da Apple que não permite o sideload de aplicações. No entanto o que a gigante dos motores de busca quer fazer é um pouco diferente. Isto porque o objetivo não é impedir que se carregue e instale tudo fora da loja da Google. Assim apenas se pretende bloquear as apps antigas. Vamos então perceber como é que este bloqueio ao sideload de apps no Android 14 vai funcionar.

Android 14 vai bloquear o sideload de algumas apps

Esta novidade vai estar disponível a partir do Android 14 e como referi vai impedir que os utilizadores instalem aplicações desatualizadas nos seus dispositivos. A empresa já aplica requisitos mínimos de API para aplicações na Play Store, impedindo os programadores de publicarem aplicações destinadas a versões Android mais antigas. No entanto, esta restrição não impede que os utilizadores carreguem as aplicações desatualizadas.

Android: como descobrir se uma aplicação é falsa!, android localizar smartphone desligado, Android 14 sideload apps

A Google pretende remediar isso com o Android 14, e uma nova alteração de código descoberta pelo 9to5Google sugere que a empresa irá impor requisitos mais rigorosos com o próximo lançamento. Para além disso as lojas de terceiros também não vão conseguir instalar apps nos equipamentos que não cumpram as novas diretrizes.

Inicialmente, o Android 14 irá alegadamente bloquear aplicações que visam especialmente as versões antigas do Android. No entanto, a Google vai apertar as regras ao longo do tempo.

Esta iniciativa visa restringir a propagação de malware, uma vez que “o malware pode visar versões SDK mais antigas para evitar a aplicação de novos comportamentos da API”. Ou seja, escapar aos novos mecanismos de detecção.

Entretanto e para aquelas apps em que não há mesmo atualizações ainda será possível instalar as apps, mas a partir de um processo relativamente complicado. De facto não será tão simples como carregar um APK.

Ao tornar o processo mais complicado, a Google tornará menos provável que os utilizadores instalem uma aplicação carregada de malware nos seus dispositivos sem querer.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.
mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Receba a nossa Newsletter

Outros artigos

Televisão 8K de 110” com 3D inovador. Comprava?

Como deve saber, as TVs 4K já são banais...

Intel baixa preço dos processadores em 20% (Core 12000)

No ano passado tivemos um aumento nos preços em...

Odeia o Teams? Isto vai melhorar a experiência!

A pandemia de COVID-19 já está, em grande parte,...

Temos más notícias! The Witcher pode acabar em breve…

Quando falamos em plataformas como a Netflix, temos de...

Este é o segredo para o Google Maps dar o melhor trajeto

Garantir o melhor trajeto não é uma tarefa fácil,...