Inicio Especiais (Análise) Sony WH-1000XM4: O rei ficou ainda melhor

(Análise) Sony WH-1000XM4: O rei ficou ainda melhor

(Análise) Sony WH-1000XM4: Os auscultadores Sony WH-1000XM3 reinaram o mundo do cancelamento de som durante qualquer coisa como dois anos! Uma missão quase impossível quando temos tantas (e boas) fabricantes na indústria… Mas que não só foi bem sucedida, como na verdade, o seu sucessor nem traz nada de super inovador.

Sim, os Sony WH-1000XM4 são superiores, no entanto, estamos a falar de um simples lançamento iterativo e não revolucionário. O que claro está, até significa que poderá meter as mãos na antiga versão com um desconto bastante apelativo.

Mas vamos por partes.

(Análise) Sony WH-1000XM4: O rei ficou ainda melhor

1000xm4:

Portanto, os novos WH-1000XM4 são inegavelmente um produto superior, no entanto, nenhum dos ‘upgrades’ parece obrigar um utilizador dos antigos reis a mudar de auscultadores. O que não é necessariamente mau, visto que apenas prova que os 1000XM3 são um produto simplesmente bombástico.

Design

1000xm4:

O design dos novos XM4 não muda grande coisa em relação ao anterior modelo. Ao fim ao cabo, em equipa que ganha não se mexe não é verdade? Ainda assim, depois da Bose ter renovado a sua gama alta, e se por acaso dá valor ao design e estilo dos seus auscultadores, vai muito provavelmente ficar mais interessado nos Bose ANC 700 ‘Obsidian’.

Contudo, ao nível do desempenho, é também provável que fique mais bem servido com os novos Sony, que são uma clara resposta ao esforço da Bose.

Entretanto, os XM4 também parecem oferecer agora mais espaço para as orelhas. O que não é super importante, mas poderá ser uma boa notícia para quem achou os XM3 um pouco desconfortáveis ou quentes.

Desempenho e Funcionalidades

Uma das grandes novidades dos XM4 é o facto de termos agora suporte ao emparelhamento com dois aparelhos ao mesmo tempo. Ou seja, agora pode emparelhar os fones ao seu smartphone e computador ao mesmo tempo, sendo possível mudar de um para o outro sem grandes dificuldades.

Entretanto, os 1000XM4 conseguem reter em memória pelo menos 8 aparelhos. Pode gerir todos os aparelhos na app Sony Headphone, algo que vai ter de instalar caso queira retirar todo o sumo deste produto.

Quanto ao cancelamento de ruído, existe uma melhoria no algoritmo, nada do outro mundo, mas que ainda assim é notória. Ao fim ao cabo, enquanto os XM3 já eram brutais no bloqueio dos sons mais comuns que encontramos fora de casa (como o barulho do motor de um carro), os XM4 são superior no bloqueio de conversas, entre outras coisas. Em suma, a Sony afirma que temos aqui uma melhoria de 15% na performance ANC. Por isso, se os XM3 já eram os reis do ANC, os XM4 continuam a tendência, aumentando um pouco a distância dos Sony aos rivais.

Por fim, a última grande novidade é a adição de um sensor de uso no lado esquerdo. Que como o nome indica, serve apenas para os auscultadores perceberem se estão ou não a serem usados. Uma adição que parece ter melhorado bastante a deteção de uso dos auscultadores topo de gama da Sony, visto que agora é possível retirar e colocar os fones sem perder pitada do que está a passar à sua volta, ou na música em reprodução naquele momento, visto que os XM4 metem o conteúdo multimédia em pausa no imediato, e retomam a sua reprodução assim que volta a meter os fones na cabeça.

Deteção de voz para começar conversas ou responder com quem fala consigo

1000xm4:

Os XM4 contam com uma nova funcionalidade denominada de “Speak-to-Chat”, que basicamente faz com que os seus auscultadores consigam distinguir a sua própria voz para meter a música em pausa e desligar o ANC. Desta forma, não precisa de fazer absolutamente nada para evitar ser chamado de antissocial, apenas precisa de ligar a funcionalidade.

Obvio que é uma novidade que não funciona 100% do tempo, ainda assim, impressionou-me bastante com o reconhecimento de voz. Aliás, perdi a conta das vezes que estava a lavar a loiça, comecei a cantar, e ativei a funcionalidade :P.

Autonomia

Tal e qual como os XM3, os novos XM4 prometeu uma autonomia brutal de cerca de 30 horas. Dito isto, o carregamento é feito por USB-C, sendo possível conseguir 5 horas de autonomia com uma simples carregadela de 10 minutos.

Curiosamente, isto são 30 horas de uso real, visto que a bateria aguenta este tempo todo, e o conforto é tal que nem se vai lembrar que tem os auscultadores na cabeça. (Se desligar o ANC, a autonomia chega às 40 horas! Mas não faz sentido desligar o ANC nestes meninos)

Qualidade de Som

A Sony não brinca quando o tema é a qualidade de som, e os XM4 são um perfeito exemplo disso. Eu recebo centenas de auscultadores para teste ao longo de um ano, mas poucos são aqueles que me dão pena de devolver, e que me dão vontade de comprar.

Dito isto, estes 1000XM4 vão facilmente por qualquer amante de música a reproduzir toda a biblioteca de som para perceber se falhou alguma coisa em todos estes anos. Ao fim ao cabo, o nível de detalhe é tão alto, que vai ter experiências novas, com a música que já anda a ouvir no seu dia-a-dia.

Contudo, nem tudo é bom!

Existe um downgrade entre os XM3 e os XM4. Ao fim ao cabo, a versão de 2018 já não traz suporte aos codecs BT aptX e aptX-HD. Ainda assim, o suporte a LDAC continua bem vivo, visto que é um codec proprietário da Sony.

Conclusão

1000xm4:

Os WH-1000XM4 são muito provavelmente os melhores auscultadores ANC do planeta. Por isso, se quer o melhor do mercado, não precisa de procurar mais. Ainda assim, aconselho-o a dar uma vista de olhos aos ‘velhinhos’ MX3, nunca se sabe que promoção poderá encontrar.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

1000xm4: Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Mega-campanha de troca até 500 Euros para o Galaxy S20 FE!

A Samsung lançou uma campanha promocional junto dos principais revendedores nacionais, que permite a troca do seu smartphone antigo e poupar até 500€ na...

Netflix acaba de aumentar os preços! Portugal será afetado?

A Netflix anunciou um aumento dos preços em dois planos nos Estados Unidos. Esta novidade foi anunciada hoje e afeta sobretudo os subscritores dos...

Google Play Store: tem alguma destas 30 aplicações! Apague já!

As ameaças por vezes conseguem entrar na Play Store. No entanto, por muito rápida que a Google seja a removê-las elas são descarregadas para...

Play Store prepara-se para receber uma grande novidade

A Play Store é uma das aplicações mais importantes que temos num smartphone. Dito isto não é de estranhar que esteja constantemente a receber...

Samsung Galaxy Z Flip 3: as renderizações são impressionantes!

Uma patente que foi submetida pela Samsung a meio de 2018 foi mantida em segredo até há bem pouco tempo. A ilustração revela um...