(Análise) Sony OLED A80K: Gama média que parece topo!

Ainda se lembra dos bons velhos tempos que a Sony dominava as salas de estar da grande maioria dos Portugueses? Hoje em dia, as coisas já não são bem assim. No entanto, isto não significa que a gigante Japonesa tenha perdido a sua qualidade de construção, de imagem, ou até de design.

As TVs Sony continuam a ser excelentes! Especialmente quando começamos a olhar para os modelos equipados com painéis OLED. Aliás, é um nível de qualidade que começa a aparecer em modelos longe das gamas mais altas. Como tivemos agora a oportunidade de comprovar com a Sony A80K OLED.

A nova alternativa mais amiga da carteira da Sony, chega às prateleiras cheia de funcionalidades, uma qualidade de imagem incrível… E claro, um preço mais apelativo do que aquilo que é normal.

(Análise) Sony OLED A80K: TV de gama média que parece topo de gama!

Portanto, a Sony A80K oferece muito daquilo que as TVs de gama alta trazem para cima da mesa. Como é o caso da mais apetrechada A95K QD-OLED, isto, a um preço bastante mais em conta.

Uma TV que além de tudo isto, ao ser baseada no Sistema Operativo Google TV, é capaz de oferecer um leque de funcionalidades, e conectividade, que muitas das TVs líderes de mercado simplesmente não são capazes, como é o caso mais específico das TVs LG OLED (WebOS) e TVs QLED e QD-OLED da Samsung (Tizen).

Entretanto, no campo da qualidade de imagem, a A80K combina várias especificidades da sua gama de produtos, como é o caso do XR OLED Contrast Pro, XR Triluminous Pro e ainda o processador Cognitive XR, para oferecer pretos ainda mais profundos, e cores mais saturadas. O brilho desta TV não está ao nível das gamas mais altas, especialmente quando metemos os novos modelos QD-OLED na discussão, mas verdade seja dita, não fica muito longe.

Com a Sony A80K a portar-se extremamente bem em ambientes mais escuros, ao mesmo tempo que também cumpre bem a sua missão em salas com mais luz natural.

Caso não saiba, uma TV OLED nunca deve ser colocada num sítio com muita luz ambiente. Ainda assim, a Sony A80K foi capaz de impressionar. É uma TV que cumpre todos os requisitos que separam o trigo do joio.

No campo do design, a Sony continua muito igual a si própria, mesmo numa TV que não foi pensada para ser topo de gama. A A80K pode ser montada na parede, mas também traz apoios incluídos, caso a queira meter em cima da mesa. A sua “pose” é sempre minimalista, mas capaz de meter respeito, ao contar com margens extremamente finas à volta de todo o ecrã, mesmo na base, onde temos toda a tecnologia base.

Aliás, mesmo tendo em conta a espessura super fina, a A80K continua a contar com a tecnologia Sony Acoustic Surface Audio+, que vibra o ecrã para criar som. Um sistema apoiado por dois subwoofers em baixo. Incluído no pacote, temos ainda Dolby Atmos com 3D Surround Upscalling, o que por outras palavras, serve para criar um ambiente Atmos, mesmo sem um sistema de som personalizado e pensado para esse efeito.

Para os gamers, também temos muita coisa boa, especialmente se quiser entrar na nova geração de consolas, ou quiser ligar o seu PC Gamer topo de gama. Ao fim ao cabo, temos duas entradas HDMI 2.1 com suporte a 4K@120Hz, VRR, e ALLM. Além de tudo isto, temos ainda Auto HDR Tone Mapping, que faz alguma magia na qualidade de imagem dos jogos PS5.

Conclusão

Uma TV que não fica nada atrás das alternativas OLED mais populares do mercado. E que por isso mesmo, vai encher as suas medidas, qualquer que seja o seu objetivo.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Anda no mercado há procura de uma nova TV OLED? Partilhe connosco a sua opinião acerca da gama de produtos Sony, nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Google quer roubar a Ray-Ban à Meta!

Ao que tudo indica, a Google já tentou começar algum tipo de conversação com a empresa mãe da popular marca de óculos de sol...

Como descobrir uma fuga de vácuo no seu automóvel?

Embora normalmente seja fácil localizar uma fuga de óleo ou de líquido de refrigeração, sobretudo devido à existência de líquido, encontrar fugas de vácuo...

Como reduzir os reflexos no ecrã do seu televisor! É simples

Apesar de os televisores terem evoluído muito, há uma coisa que continua a impedir a experiência de visualização perfeita: O brilho. Seja qual for...

Muita atenção à profundidade de descarga do seu veículo elétrico

A profundidade de descarga refere-se à quantidade de bateria que utiliza entre carregamentos. Por exemplo, se tiver uma bateria de 100 kWh, uma profundidade...

iPhone 15 vai ficar mais barato!? Tenha paciência!

Como deve saber, a gama de smartphones iPhone 16 está quase a ser anunciada e posteriormente lançada no mercado Global. Afinal de contas, a...

Microsoft quer revolucionar atualizações do Windows 11!

Pode parecer uma notícia curiosa após todas as piadas e "memes" que tivemos a oportunidade ver na Internet nas últimas horas, mas a realidade...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados

Ainda se lembra dos bons velhos tempos que a Sony dominava as salas de estar da grande maioria dos Portugueses? Hoje em dia, as coisas já não são bem assim. No entanto, isto não significa que a gigante Japonesa tenha perdido a sua qualidade...(Análise) Sony OLED A80K: Gama média que parece topo!