Connect with us

Jogos

Análise Marvel’s Spider-Man: O jogo que têm mesmo de comprar!

Bruno Fonseca

Publicado a

O Homem-Aranha é sem dúvida umas das personagens mais populares no mundo dos video-jogos. Seja qual for a vossa geração, se já havia um computador, jogaram de certeza um título com o Spider-Man.

Spider-Man: A criar fãs nos jogos desde 1982 com o Atari 2600, mas com mais impacto a partir de 1984

Até no Spectrum, no ano de 1984, já tínhamos um belo título de Spider-Man, embora fosse mais uma espécie de aventura de texto do que um jogo de acção.

Era assim o homem-aranha no Spectrum em 1984

Depois e à medida que a tecnologia foi evoluindo os jogos do Homem-Aranha não pararam de surgir nas mais variadas plataformas e joguei especialmente no PC e mais tarde na primeira Playstation e nas outras que se seguiram. De facto, para mim, os jogos sempre tiveram um gosto especial nas consolas da Sony.

A primeira versão para a Playstation já tinha gráficos interessantes para a altura

Ora, todos estes anos a jogar títulos do Homem-Aranha e não só, ajudaram-me a conseguir olhar para o bolo todo e a ter uma ideia mais concreta acerca das evoluções, não só nas próprias mecânicas de jogo, como também na forma como as histórias eram contadas.

Tenho de dizer que não fui propriamente fã do jogo The Amazing Spider-Man 2 lançado em 2014. Na realidade todo o título apenas se podia valer do nome, porque a jogabilidade, os gráficos e tudo o resto eram muito fracos.

Spider-Man

Felizmente, o novo jogo não é nada disto! De facto, o novo exclusivo da PS4 é um jogo verdadeiramente espetacular.

Para além dos produtores terem conseguido capturar a verdadeira essência desta personagem, conseguiram reunir os elementos técnicos necessário e também os elementos gráficos para se criar um título fora de série.

Spider-Man

A vida como Peter Parker

Neste jogo começamos na pele de Peter Parker à medida que ele vai andando pela cidade. Este é um jogo de mundo aberto com história e em que seguimos um enredo com foco no nosso herói que luta com os desafios de levar uma vida dupla, depois de ter passado os últimos anos a aperfeiçoar as suas habilidades de homem-aranha.

As missões com mais acção e também as mais estranhas!

Ao longo da história vão surgindo algumas missões secundárias. Algumas são interessantes, outras são mais estranhas. Claro que a grande maioria envolve colocar um ponto final nas atividades dos criminosos e ocasionalmente alguns bosses. No entanto, há outras fora do vulgar, como perseguirem um pombo que engoliu uma pen USB. Ou seja, são todos estes elementos tão diversificados que contribuem para tornar este jogo verdadeiramente interessante.

Ainda assim, na minha opinião, a parte dos combates é a mais interessante. É que temos de pensar e de lutar. Aqui ajudam muito os combos, mas também o improviso. Embora a lista de movimentos possa ser assustadora para os jogadores menos habituados a estas andanças, a fluidez de luta inspira-se no mesmo sistema de combate que podemos encontrar noutros títulos muito populares como Batman: Arkham.

À medida que vamos progredindo vamos recebendo uns belos tokens que podemos utilizar para melhorar, não só os nossos poderes, como também o nosso fato. Isto é algo já habitual neste tipo de jogos. No entanto, importa salientar que estão disponíveis uma grande variedade de fatos (com diferentes atributos como a regeneração de energia).

Se quiserem terminar este jogo no modo single-player vão precisar de cerca de 20 horas. Existem momentos mais rápidos, especialmente ao nível dos combates e outros mais lentos quando vestimos a pele de Peter Parker. É verdade que dito desta forma, os momentos mais parados podem parecer um pouco chatos. No entanto isto não é verdade porque são estas alterações de ritmo que nos ajudam a aproveitar ainda mais os momentos de acção e a estarmos ansiosamente à espera do próximo.

O veredicto

Não quero falar muito mais do que vão encontrar no jogo, até para não vos tirar a piada do mesmo. No entanto tenho de dizer. Este novo exclusivo da Playstation 4 é um hino aos videojogos. De facto, é a prova viva de que afinal é possível agarrarmos num filme de sucesso e o transformarmos num jogo que não fica nada atrás. A banda sonora, a jogabilidade, a história: – acertaram em tudo!

Se são fãs do Spider-Man, ou mesmos se não são, não duvidem, este é um jogo que têm mesmo de comprar! É por este motivo que leva o nosso selo de excelência!

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Advertisement Banner ESET

Hardware

Entretenimento

Advertisement

Auto

Jogos