(Análise) Huawei Freebuds Pro 2 – Como dissemos na nossa review ao recentemente lançado portátil Matebook 16S da Huawei, a gigante Chinesa é ainda muito conhecida pelos seus smartphones Android topo de gama.
Mas, claro está, agora que esse deixou de ser o foco da fabricante, está na altura de olhar com olhos de ver para o que resta do ecossistema. É que temos muita coisa boa à nossa frente!
Afinal de contas, a Huawei fez uma grande aposta no mundo dos wearables, com resultados extremamente interessantes. Um grande exemplo disto mesmo está nos earbuds Freebuds Pro 2, um novo produto capaz de conjugar qualidade de construção a uma qualidade de som inegável.
(Análise) Huawei Freebuds Pro 2: O bom ficou melhor!
Portanto, estes novos earbuds voltam a provar que a Huawei está a ter muito sucesso naquilo que muito boa gente pensava ser uma missão impossível. Ou seja, um processo de transição que viu a gigante Chinesa passar de uma referência no mundo dos smartphones, para ser conhecida como uma gigante dos aparelhos eletrónicos a nível global.
Algo inteligente, visto que a nossa vida está cada vez mais conectada, e pelos vistos, o grande objetivo da Huawei é acompanhar essa mesma evolução, ao lançar mais e mais wearables e aparelhos IoT, criando um ecossistema proprietário de qualidade inegável, e mais uma vez, rival aos que as restantes gigantes andam a fazer.
Pois bem, hoje vamos focar-nos mais nos Freebuds Pro 2! Os earbuds sem fios mais poderosos, e mais caros, da Huawei no mercado Europeu.
Vamos por partes?
Caso não conheça bem a gama de produtos focados no áudio da Huawei, a empresa começou a comercializar earbuds sem fios no agora distante ano de 2018, com os seus primeiros Freebuds. Desde aí, todos os anos têm significado uma grande evolução, em todas as categorias, com o ano de 2022 a ser tudo menos uma exceção.
Dito tudo isto, os novos Huawei Freebuds Pro 2 são uma óbvia evolução aos Freebuds Pro originalmente lançados no ano de 2020.
A Huawei melhorou o design, e também a praticabilidade do aparelho do dia-a-dia (até é mais fácil tirá-los da caixa!), mantendo a mesma filosofia que fez com que os primeiros Pro fossem um sucesso, e claro, mantendo a sua inegável qualidade de construção, que infelizmente, tanta falta tem vindo a fazer no mundo Android.
Além de tudo isto, temos grandes melhorias naquilo que realmente interessa, ou seja, a performance!
Desta vez, a Huawei fez uma parceria com a gigante Francesa do áudio Devialet, de forma a ajustar o som dos Freebuds Pro 2, e assim corrigir alguns dos defeitos da versão de 2020. Afinal, apesar de muito bons, os primeiros Pro tinham a mania de serem excelentes com o ANC ligado, mas estranhos com a funcionalidade desligada.
Pois bem, desta vez, a performance é mais homogénea, com muito volume, muita qualidade, e claro, muito estilo, como é normal nos wearables da Huawei.
Curiosamente, até temos acesso ao codec LDAC de alta resolução. (Mas tenha cuidado, é preciso ter acesso a uma fonte de alta resolução para tirar o proveito máximo à tecnologia.)
Entretanto, podíamos falar das drivers de 11mm, ou do diafragma plano para os agudos, mas a verdade é que o que realmente interessa, é o que a Huawei faz no campo do processamento de som.
De forma muito resumida, é perfeitamente possível ouvir todos os instrumentos e vozes, sem distorção, com muito volume à mistura. O já mencionado ANC também melhorou bastante, e nas palavras da Huawei, é agora um dos melhores do mercado.
Na minha utilização, são os “fones” com melhor performance de cancelamento de ruído que tive o prazer de utilizar até aqui. No ginásio, nem ouço pesos a bater no chão, ou barras a chocalhar… É o céu!
É também preciso salientar a funcionalidade que permite manter os Buds ligados a dois aparelhos em simultâneo! Isto funciona em Android, Windows, macOS, iOS, etc…
O que destaca os Freebuds Pro 2 de tudo o resto?
Além da performance, é inegavelmente o seu design.
A sua aparência é super premium, especialmente se optar pela cor cinza (Silver Frost), que já me tinha conquistado na primeira versão, e agora ficou ainda melhor. (Temos para teste a versão branca, existindo ainda uma outra azul).
Além do design, é preciso também falar do conforto, visto que foi aqui que a Huawei mexeu bastante, ao mudar o centro de gravidade. Isto resultou num ‘fit’ mais agradável, e também numa colocação mais segura.
Cada bug pesa 6.1g, ou seja, não são os mais leves do mercado, mas é inegável que são dos mais confortáveis graças ao seu design curvo e ergonómico. Na minha opinião, foi aqui que a Huawei melhorou imenso relativamente à anterior versão.
Existem pontos negativos? Para mim, o único ponto negativo pode estar na bateria, um pouco abaixo daquilo que as rivais diretas são capazes de oferecer.
Afinal de contas, enquanto a Huawei promete 4 horas de reprodução contínua com o ANC ligado, a Sony já oferece 8 horas, com a Samsung a chegar às 5 horas, e a Apple a ficar pelas 4 horas e meia. Curiosamente, o modelo original prometia 5 horas… Mas… Prefere 4 horas de qualidade, ou mais tempo, e menos qualidade? É uma balança com um equilíbrio muito frágil.
A Huawei tenta contrariar estes números com uma tecnologia de carregamento extremamente mais rápida, sendo possível encher metade da bateria em apenas 10 minutos. Ou seja, 2 horas de autonomia com apenas 10 minutos de descanso para cada bug dentro do estojo de transporte.
Conclusão
Quer earbuds sem fios com muita qualidade e um design apelativo ao olhar? Não há que enganar, a Huawei tem aqui uma excelente alternativa para si.
O preço não é baixo, à volta dos 200€. Mas lá está… Na gama alta do áudio sem fios, nunca vai gastar menos do que isto, a não ser que encontre uma boa promoção, algo que a Huawei até costuma fazer na sua loja online.
Se quiser saber mais acerca dos Freebuds Pro 2, clique aqui.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!