(Análise) Garmin Instinct Solar: Um relógio que adora a luz do sol!

(Análise) Garmin Instinct Solar: Normalmente, faço reviews a relógios ‘smart’ todos dentro do mesmo estilo, sempre de marcas focadas no ‘tech’, onde na verdade só muda a gama de preços.

Aparelhos que se focam sempre muito no envio de notificações aos utilizadores, nas mensagens, nas chamadas, nos e-mails, etc… Tudo isto num ecrã OLED de alta resolução. E que tal o contrário? E que tal um relógio que se foca no desporto e monitorização daquilo que o utilizador faz, e deixa a parte ‘smart’ para um segundo plano?

Pois bem, para isto temos de olhar para aquilo que a Garmin anda a fazer!

Aliás, esta fabricante anda a apostar muito em relógios que adoram estar ao sol, visto que recentemente lançou uma nova gama de aparelhos ‘Solar’. É que caso não saiba, o Garmin Instinct Solar, como o nome sugere, é uma nova versão do Instinct de 2018, que claro está, aproveita várias melhorias bem como o poder do sol para ter mais alguma bateria. Sim, um relógio movido a energia solar!



(Mini-Review) Garmin Instinct Solar: Um relógio que adora a luz do sol!

instinct solarPortanto, o Garmin Instinct Solar poderá não ser o relógio mais sóbrio de sempre para levar para o escritório ou um evento social mais recatado. No entanto, dentro deste estilo, adorei usá-lo no dia-a-dia, especialmente quando fui fazer as minhas voltas até ao rio, e dei tudo por tudo para ficar fit a tempo do natal de 2020 (Não aconteceu! xD)

Dito tudo isto, como já deve ter percebido, este menino não tem um ecrã AMOLED, ou sequer LCD cheio de cores, mas está tão cheio de funcionalidades para treino e navegação, que a coisa chega a não importar. Especialmente quando temos em conta a autonomia da bateria, que com uma grande ajuda do Garmin Power Glass, é capaz de carregar um pouco com a ajuda da luz solar. (Bateria poderá durar entre 24 dias e 54 dias!)

Muito resumidamente, o Instinct Solar é um relógio brutal e diferente, criado por pessoas que adoram desporto outdoor, para pessoal que… Claro… Gosta de desporto outdoor, ou que pelo menos quer uma bateria que dura e dura e dura.

Mas vamos por partes.

Design

instinct solar

O Garmin Instinct Solar é obviamente um relógio ‘rugoso’, feito para durar e aguentar qualquer ambiente em que o queira usar. No entanto, é também constituído na sua maioria de plástico rijo, o que lhe retira um pouco aquele ‘feeling’ premium que os utilizadores tanto gostam.

Em suma, é uma ferramenta de treino, que muito provavelmente não se irá sentir tão bem fora das montanhas, rio, mar, ou ginásio. Ainda assim, mesmo com este aspeto tão focado na exigência do treino extremo, eu adorei usá-lo no dia-a-dia. É um relógio que chama a atenção, com o pessoal à nossa volta a perguntar… “WTF is that?”.

Entretanto, estamos a falar de um relógio de 53g e um corpo de 45mm. Não é super pesado ou grande, mas é um pouco grosso com a sua espessura de 15.3mm.

Movido a luz solar? Sim!

A Garmin implementa aqui uma tecnologia que a própria chama de Power Glass, que basicamente é capaz de aproveitar a luz do sol para recarregar a bateria. Isto ao mesmo tempo que não arruína o aspeto do aparelho. Ou seja, não vai andar com um painel solar atrás, se é essa a sua preocupação.

Ecrã

instinct solar

Como disse em cima, pode esquecer os ecrãs a cores de alta resolução, visto que temos aqui um ecrã monocromático. Algo obrigatório se o seu foco é a bateria. Dito isto, vindo de um Samsung Galaxy Watch 3, que tem discutivelmente o melhor ecrã do mercado, gostei muito da experiência de uso deste ecrã.

Sim, é verdade que a navegação é feita pelos botões laterais em vez do toque no ecrã como estamos já tão habituados. Mas a interface é simples de perceber e super cheia de informação. Aliás, o uso do mini-ecrã redondo no canto superior direito é simplesmente genial, sempre com vários tipo de informações ou simples animações que melhoram toda a experiência.

Performance

instinct solar

Este Instinct Solar não traz apenas o painel solar para cima da mesa e vai para casa de férias. Existem várias melhorias pensadas para o rastreamento do utilizador enquanto este treina, como é o sensor Sp02 para estimar a saturação de oxigénio no sangue durante o treino, ou durante o sono.

Aliás, se há coisa que não falta neste menino é mesmo funcionalidades pensadas para o treino e monitorização de tudo aquilo que vai acontecendo no nosso corpo. Aliás, são tantas, que talvez seja boa ideia estudar um pouco o manual, visto que existem algumas funções escondidas em cada botão lateral do relógio.

Afinal de contas, até temos modos de Paddle e de Caça! Sim, modo de rastreamento de funções corporais enquanto caça. Muito dificilmente irá arranjar um relógio mais completo que isto.

Curiosamente, também temos um parceiro virtual de treino, que o poderá até ‘picar’ durante algumas sessões de treino. Visto que o relógio indica quem vai à frente, você ou o seu parceiro.

Conclusão

instinct solar

Muito resumidamente, o Garmin Instinct Solar não é de todo o relógio mais bonito do mundo. Mas é seguramente um dos mais completos e mais práticos que o dinheiro pode comprar.

Se leva o seu treino a sério, e é um fã do outdoor, não há que enganar. Especialmente quando começa a olhar para a app (Android e iOS) e vê tudo aquilo que pode personalizar a seu gosto, e a forma como os seus treinos são guardados e resumidos.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

instinct solar

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também