(Análise) Eleglide M1 Plus: A melhor e-bike barata de 2023?

Quer uma bicicleta elétrica bonita, bem construída, capaz de fazer tudo, ou pelo menos quase tudo, bem? É uma boa ideia olhar para a Eleglide M1 Plus, porque é sem dúvida uma das melhores bicicletas que tivemos o prazer de testar na Leak.pt.

(Análise) Eleglide M1 Plus: A melhor e-bike barata de 2023? (Pode comprar – Cupão: LEAKPT524)

Especificações Técnicas:

  • Autonomia: 100Km (Modo de Assistência)
  • Velocidade Máxima: 25 Km/h
  • Peso Máximo: 100kg
  • Motor: XOFO 250W 36V, (400W – Potência máxima)
  • Bateria: 12.5Ah, 36V, 450Wh
  • Transmissão: 21 Speed Shimano
  • Travões: Disco (Dual)
  • Suspensão Hidráulica
  • Certificação IP54

Portanto, estamos aqui a falar de uma bicicleta elétrica extremamente interessante, agora na sua segunda geração, ou seja, com várias melhorias, a custar “apenas” 740€, sendo enviada de armazéns Europeus, ou seja, não há problemas com alfândegas.

É também uma bicicleta com um aspeto muito mais tradicional face a vários outros modelos ao mesmo preço, neste mercado, o que pode ser muito vantajoso para o uso no dia-a-dia, especialmente se tencionar arrumá-la na rua, sem chamar muito a atenção.

Montagem e Qualidade de Construção

A bicicleta veio muito bem protegida, numa caixa de grandes dimensões, cheia de esferovite até ao tutano. A montagem é muito simples, e quase não vai precisar de utilizar o manual. É um processo de mais ou menos 15~20 minutos, onde terá de aparafusar o guiador, montar a roda frontal, meter os pedais (cuidado com a esquerda e a direita), e por fim, montar a luz dianteira. Curiosamente, se quiser ter um acelerador, este vem na caixa, desmontado. (Acelerador não vem montado devido à regulamentação de alguns países). Todas as ferramentas necessárias vêm incluídas na caixa.

Quanto à qualidade de construção, como disse em cima, fiquei agradavelmente surpreendido para o preço do produto. É uma bicicleta muito sólida, e na realidade, a mais confortável que tive a oportunidade de testar.

Design e Aspeto

Gosto muito do aspeto desta bicicleta, porque é muito mais normal, muito mais tradicional. Na realidade, parece uma bicicleta a sério, em vez de um brinquedo, como em tantos outros modelos que temos tido a oportunidade de testar.

Aqui temos um corpo de alumínio, leve, e esguio, com uma bateria que não foi integrada ao corpo, ficando numa espécie de pacote, de fora. Infelizmente, o ponto mais negativo do design, é mesmo a fraca arrumação de cabos de fábrica. Mas isto é fácil de resolver em casa.

Olhando para o guiador, temos uma coisa larga, mas muito confortável, que até dá um look mais desportivo à bicicleta. Aqui vamos encontrar o ecrã com todas as informações de velocidade, autonomia, e modo de operação. Temos também o controlo das mudanças Shimano, entre outras coisas.

O banco é confortável, e é muito fácil mudar a sua altura. Os pedais são de plástico, mas são de qualidade.

Uso no dia-a-dia

Como disse em cima, é uma bicicleta que passa confiança ao utilizador, e talvez mais importante que isso, é extremamente confortável. O que muito se deve à suspensão hidraulica, mas também às rodas de 27.5”. É uma bicicleta capaz de brincar em terrenos mais acidentados, ao mesmo tempo que também faz das suas em terrenos mais citadinos.

Quanto ao apoio ao pedal, a bicicleta não tem um sensor de torque. Por isso, o motor só vai começar a trabalhar após uma pedalada, ou meia pedalada. Ou seja, vai ter apoio sempre que der ao pedal. É um sistema que primeiramente parece estranho, mas que rapidamente começa a fazer sentido, e passa a ser natural. Não é um sistema tão avançado como noutras bicicletas, mas esta e-bike também é muito mais barata que a grande maioria dos modelos agora no mercado.

Vale ainda a pena falar do acelerador, que se quiser montar, lhe vai dar muita potência sem ter que dar aos pés.

Por falar em potência, temos um motor de 250W, e uma bateria capaz de oferecer 100 quilómetros de uso combinado, ou 50 quilómetros de uso puramente elétrico. Como deve imaginar, visto que a bateria não está implementada dentro do chassis da bicicleta, é possível retirá-la para carregamento dentro de casa, sem ter de andar com a bicicleta às cotas. (O carregamento demora 5~6 horas, dos 0 aos 100%).

Conclusão

Esta não é uma bicicleta de gama alta. É um produto de entrada de gama, para quem precisa de um veículo elétrico para o seu dia-a-dia, mas não tem muito dinheiro para gastar. Tendo isto em conta, a Eleglide M1 Plus é uma bicicleta extremamente interessante, ao ser capaz de nos impressionar durante a montagem, e teste.

Entretanto, se estiver interessado, pode comprar , com o cupão de desconto: LEAKPT524.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Quer uma bicicleta elétrica bonita, bem construída, capaz de fazer tudo, ou pelo menos quase tudo, bem? É uma boa ideia olhar para a Eleglide M1 Plus, porque é sem dúvida uma das melhores bicicletas que tivemos o prazer de testar na Leak.pt. As...(Análise) Eleglide M1 Plus: A melhor e-bike barata de 2023?