A Corsair é um dos pesos pesados do mundo das caixas para PC, especialmente quando queremos algo com mais estilo, e uma maior qualidade de construção. Dito isto, esta gigante do hardware e dos periféricos sabe que as coisas estão tudo menos amigas da carteira, por isso, decidiu lançar uma caixa extremamente parecida ao que podemos encontrar na gama 6500, a um preço bastante mais em conta.
(Análise) Corsair 3500X: Caixa bonita, mas nem por isso cara!
Características Chave:
- A Corsair 3500X é uma versão mais amiga da carteira de uma das caixas mais populares da marca.
- Foco na Qualidade/Preço, apesar do facto de ao “longe”, parecer uma caixa muito mais cara do que aquilo que é na realidade.
- Suporte a motherboards E-ATX.
- Espaço para muitas ventoinhas (até 8)
- Boa espaço de arrumação para cabos, mas não ao nível das gamas mais altas da Corsair.
- Boa funcionalidade e performance térmica.
Introdução
O que não falta no mercado são alternativas para todos os gostos e feitos. Por isso, apesar da sua fama, o facto de outras fabricantes andarem a apostar em segmentos mais focados na qualidade/preço, foi algo que obrigou a Corsair a pensar fora da caixa.
Sendo exatamente por isso que agora temos várias caixas neste estilo de “áquario aberto”, devido ao facto de a Lian Li ter popularizado o formato com a sua O11 Dynamic. Mas isto não é de todo algo de negativo. Quantas mais alternativas melhor, e quando aparece algo com o selo Corsair, ainda melhor.
Dito tudo isto, como dissemos em cima, esta Corsair 3500X é no fundo uma versão com alguns compromissos da Corsair 6500. Porém, existem algumas novidades, como o suporte a motherboards com conectores inversos, sendo exatamente por isso possível fazer builds um pouco diferentes do normal, com um nível de arrumação raro no mercado. Por isso, apesar de alguns compromissos, é aparente que a Corsair não deixou a funcionalidade e qualidade de construção para trás.
Isto é tudo muito importante, porque estamos a falar de uma caixa que parece topo de gama, a menos de 100€.
Preço, Modelos, e Disponibilidade
Como é normal, a Corsair disponibiliza mais que um único modelo. Ou seja, existem várias alternativas dentro da nova gama de caixas 3500. Dito tudo isto, é possível comprar uma caixa sem ventoinhas incluídas, o que abre espaço para depois comprar aquelas que realmente quer. Mas, se quiser algo mais “completo”, temos a versão 3500X ARGB, que já traz 3 ventoinhas pré-instaladas (RS120 RGB), que além disso também conta com um controlador iCUE Link.
A Corsair não é, e provavelmente nunca vai ser, conhecida por ser uma marca barata. Por isso, ver algum esforço neste campo, é inegavelmente uma boa notícia.
Afinal, apesar do facto de não ser uma caixa massiva em termos de tamanho (506 x 460 x 240 mm), temos suporte a motherboards E-ATX, placas gráficas até 410mm, fontes até 180mm, suporte a um cooler para o CPU até 170mm, bem como muito espaço para armazenamento interno (2* 2.5” e 2* 3.5”).
Design e Facilidade de Montagem
Como sempre, tirar a caixa da caixa (de cartão), é um processo extremamente simples e seguro. Vai tudo protegido por esferovite, e também por várias coberturas de plástico para garantir que nada lhe chega riscado ou partido às suas mãos. Também temos manual, e até alguns extras dentro da caixa propriamente dita.
Dito tudo sito, a caixa é extremamente bonita, e na verdade também muito simples. A grande maioria da caixa é de vidro temperado (lateral esquerda e frente), que lhe dá o tal efeito de aquário. Vale a pena que a lateral direita de alumínio tem uma grelha onde poderá montar mais ventoinhas, ou um radiador até 360mm. Entretanto, na parte de cima, temos uma porta USB-C 3.2, duas portas USB-A 3.2, e ainda um áudio jack de 3.5mm.
Como é óbvio, temos filtros de pó em todos os espaços realmente importantes.
Quanto à montagem, não acho que seja a caixa mais fácil de montar da Corsair. Mas, também não é complicado. Diria que é uma caixa “padrão”, onde irá conseguir montar um PC minimamente complexo em qualquer coisa como 15 ou 20 minutos, isto com uma boa arrumação de cabos (que nem sempre acontece com as minhas construções).
Conclusão: Vale a pena?
Num mundo em que todo e qualquer componente encarece de ano para ano. É muito agradável perceber que é possível comprar uma caixa que parece ser algo de “luxo”, a um preço que não vai meter em causa um orçamento minimamente decente.
Eu gosto, e recomendo esta caixa. Saiba mais aqui.