Com o sol a chegar em força, a realidade é que começa a ser agradável deixar o carro em casa para começar a andar a pé, ou de bicicleta, de forma a aproveitar o bom tempo que o nosso pequeno mas sempre incrível Portugal tem para nos oferecer. Mas… e se trocar a bicicleta tradicional por uma elétrica? Isto possibilitaria ir para o emprego de forma mais rápida e eficiente, e até em horário de passeio, permite ir mais longe, e como tal, visitar sítios ainda mais interessantes.
Dito tudo isto, pode ser boa ideia olhar para a Fiido C11, uma e-bike interessante, visto ser capaz de trazer muita qualidade para cima da mesa, isto sem exagerar no preço.
(Análise) Bicicleta Elétrica Fiido C11: Um low-cost que agrada! (Link)
Portanto, a C11 é uma das mais recentes ofertas da Fiido, uma fabricante Chinesa de veículos elétricos como bicicletes ou trotinetes, que tentam sempre conjugar valor a qualidade de construção e design.
Que bicicleta é esta?
A Fiido C11 e-bike é uma bicicleta eléctrica pensada para circuitos citadinos que apresenta um quadro com um design “step-through”. Dito isto, a combinação de pneus 700x40c com a suspensão do garfo dianteiro ajustável promete uma condução muito suave na maioria das superfícies.
Entretanto, alimentada por uma bateria removível de 500Wh, esta bicicleta atinge muito facilmente a velocidade de 25 km/h, e apesar do facto de ser um modelo “low-cost”, aguenta essa velocidade com muita estabilidade. Quanto à autonomia, vai conseguir chegar aos 60~70 quilómetros com assistência ao pedal, e cerca de metade disso se estiver só a usar o acelerador do guiador. Como é óbvio, estes números dependem sempre do modo de condução (eco, normal, sport, turbo, e turbo+), que claro, mudam a aceleração.
A montagem não é de todo muito complicada (~30 minutos), como é normal nas bicicletas da Fiido, porém, para facilitar ainda mais o processo, a fabricante lançou um vídeo que funciona como guia.
Vale a pena dizer que todas as ferramentas necessárias para a montagem estão dentro da caixa da bicicleta.
Design e Capacidades
A C11 é uma bicicleta low-cost, porém, não é necessariamente uma bicicleta de gama baixa. É uma bicicleta simples, que faz tudo aquilo a que se propõe, e que até é muito apelativa no campo visual.
É uma bicicleta elétrica que não é demasiado diferente daquilo que é normal, e pelo menos pessoalmente, gosto disso. Felizmente, para completar o aspeto, temos várias linhas muito Fiido, naquilo que, mais uma vez na minha opinião, é uma marca que sabe o que anda a fazer neste mercado.
Dito isto, uma das características mais importantes do design está mesmo no facto de ser possível retirar a bateria, um processo extremamente rápido, tanto para remover, como para instalar. Vale ainda a pena dizer que esta pode ser carregada tanto dentro da bicicleta, como fora.
O motor está montado na roda traseira, e conta com 500w de potência (toothed e brushless). O acelerador de apoio é muito responsivo, e o acelerador físico do guiador também. Funciona tudo razoavelmente bem, não há razões de queixa no uso do dia-a-dia.
É uma bicicleta feita a pensar em “ciclistas” entre os 1m55 e 1m95. Pode ser mais alto ou mais baixo, mas o nível de conforto não vai ser o mesmo. (É uma bicicleta muito confortável para mim que tenho 1m90 e 94kg).
A parte de trás consegue levar cargas à volta dos 20kg sem grandes problemas.
App!
Agora existe uma app para Android e iPhone. Não é que oferece um grande acrescento às funcionalidades, mas permite trancar e destrancar a e-bike, monitorizar bateria, velocidade e distância. Curiosamente, também permite navegação através do Google Maps.
Conclusão
Em suma, bonita, bem construída apesar do uso de alguns plásticos baratos, e uma montagem facilitada e com guias disponíveis na Internet. Tanto o guiador como o assento são confortáveis e até bastante personalizáveis.
A parte que menos gostei foi mesmo a montagem dos guarda lamas que são inegavelmente de qualidade inferior à restante bicicleta. Mas lá está, têm de existir compromissos em algum lado.
Saiba mais aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!