AMD vs Intel: Quem faz os melhores processadores?

Intel vs AMD

AMD vs Intel: Quem faz os melhores processadores? – O processador, é no fundo, o cérebro do seu computador. Por isso, é importante ter o melhor produto, para as suas necessidades, por detrás de tudo aquilo que acontece no seu PC.

Dito isto, apesar da batalha entre a 9ª geração Intel Core e os AMD Ryzen AMD 2000 ainda não ter terminado. A verdade, é que os Ryzen 3000 estão prestes a chegar ao mercado, e a Intel parece estar a passar por uma fase pânico.

O que nos leva então a pensar… Quem faz os melhores processadores, no mercado atual?

Intel vs AMD

Hoje em dia, a AMD está à frente, com números de vendas superiores à Intel!

Isto, com uma nova gama de processadores prestes a chegar, que promete relegar a Intel para uma inesperada segunda posição, em quase todos os segmentos do mercado tradicional de consumo.

Aliás, é até bem provável, que a AMD fique no topo do mercado, nos próximos anos. Mas vamos tentar perceber, ao detalhe, quem é melhor no quê.

E também, se a AMD não está a ficar demasiado inchada, para o seu próprio bem…

AMD vs Intel: Preço

AMD Intel

A AMD tem sido, nos últimos anos, a fabricante ‘budget’, sendo uma alternativa mais barata, com performance similar à oferta da Intel.

No entanto, com os novos Ryzen 3000, a AMD deixa de ser a alternativa, para ser a primeira escolha! Ainda assim, é uma fabricante que continua a dar uma grande importância aos preços, numa altura muito importante, de ‘reconquista’ do mercado.

Prova disso são os novos Ryzen 3600, que leva uma performance brutal ao mercado de gama média, ou até o super topo de gama Ryzen 9 3950X, que com 16 núcleos físicos e 32 threads, não fica muito longe do preço de lançamento do i9-9900K.

A razão para estes preços, é muito simples, ora leia:

Contudo, a Intel poderá estar prestes a baixar os preços de toda a sua gama de produtos, como resposta a este lançamento!

E por outro lado, temos o fato das novas motherboards X570 terem sofrido um significativo aumento de preço. O que pode muito bem, ser um sinal do futuro, para os produtos da rival da Intel.

Já pode ver os preços em Portugal, na PCDiga, aqui.

Temos de esperar para ver, como é que as coisas vão evoluir neste campo.

AMD vs Intel: Performance

AMD Ryzen

Durante a E3 2019 e Computex 2019, a AMD mostrou as capacidades dos seus novos processadores, metendo no bolso, produtos como o Intel i7-9700K ou até o topo de gama Intel Core i9-9900K.

Ou seja, a AMD domina agora na gama mais alta do mercado de processadores… Mas o que é realmente importante, é que o mesmo se repete nas gamas mais baixas!

Os novíssimos reis da gama média, Ryzen 5 3600 e 3600X, dominam, quando postos lado a lado com o Core i5-9600K.

Além disto, a AMD oferece mais performance multi-thread, bem como mais lanes PCIe.

AMD vs Intel: Overclock

A AMD é mais generosa que a Intel neste campo. Afinal de contas, pode esperar capacidades de OC, em qualquer processador Ryzen. Enquanto no lado da Intel, terá de procurar por um modelo desbloqueado ‘K’, como o i7-9700K.

Além disto, no lado da Intel irá precisar de uma motherboard topo de gama, como as Z370 ou Z390. Enquanto no lado da AMD, até as boards de gama média B450, irão ser capazes de oferecer algum OC.

Conclusão

Em suma, é fácil perceber, que a AMD leva vantagem em vários campos. O que é realmente, uma lufada de ar fresco! Depois de ver a Intel completamente à sombra da bananeira, durante quase uma década.

Afinal, se acha que todas as vulnerabilidades que andam a afetar a Intel, são um acaso do destino… Está muito enganado! Os processadores Intel Core estão a ser afetados, porque a Intel não tem atualizado a sua arquitetura. Pelo menos não, da maneira que deveria ter feito.

Devido a isto, e aos sucessivos aumentos de preço, geração após geração, é fácil dizer, que é merecido para todos nós, ver a AMD voltar ao topo.

Agora, é preciso que ambas as empresas, lutem entre si, para que possamos aproveitar um mercado competitivo na performance, mas também no preço.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.