Além do facto de a AMD não estar a planear lançar placas gráficas topo de gama na nova geração RDNA 4, o que vai deixar a NVIDIA completamente à vontade para praticar os preços que quiser e bem entender… Tudo indica que após o adiamento da NVIDIA, a AMD vai fazer exatamente a mesma coisa.
Mas, enquanto o adiamento da NVIDIA parece estar relacionado com problemas nas linhas de produção, no lado da AMD a “desculpa” é que existem demasiadas placas gráficas RDNA3 para vender. Por isso, a nova geração só chega às prateleiras no início de 2025.
AMD volta a desiludir no lado das placas gráficas!
Ao que tudo indica, a AMD está a adiar o lançamento da sua nova geração Radeon RX 8000 (RDNA4) para o primeiro trimestre de 2025. Isto porque, apesar do facto de as novas placas serem muito superiores no campo da qualidade-preço, a realidade é que a AMD tem demasiado stock nas lojas e armazém que não está a conseguir vender.
Algo estranho, porque comparativamente à NVIDIA, a AMD envia muito menos placas gráficas para as parceiras. Talvez seja um problema de preço? O que por sua vez significa que a AMD vai aproveitar o final deste ano, muito provavelmente a altura da Black Friday para tentar acabar com este excesso de stock.
Porém, isto acaba por ser um erro no grande esquema das coisas, porque a NVIDIA também está a planear lançar placas no início de 2025.
Se a AMD fosse agora para o mercado com uma boa proposta focada na qualidade-preço, teria muito a ganhar junto dos jogadores e maiores entusiastas deste mercado. Porque… Já há vários anos que falta uma alternativa viável para quem quer boa performance. Mas que não quer, de forma alguma, pagar o preço de uma placa gráfica recente.
A AMD precisa de ter um “momento Ryzen” no lado das placas gráficas. São demasiadas gerações a ficar atrás da NVIDIA em todos os pontos que realmente interessam. Será que é desta?
Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.