Confirmado! AMD vai mesmo lançar processadores Ryzen 6000!

Como deve saber, a AMD está a planear lançar uma nova gama de processadores, assente numa arquitetura muito parecida à Zen 3, que por sua vez, deu origem aos CPUs Ryzen 5000. Sim, porque não vamos ter aqui uma revolução, mas sim a implementação da muito curiosa tecnologia V-Cache, o que por sua vez, irá resultar num aumento de performance dramático, de ~15%.

Mas não vai ser apenas no mundo dos desktops que vamos ter uma grande aposta da AMD. A gigante dos processadores também vai lançar uma nova gama de produtos para o mundo dos portáteis. Curiosamente, aqui, em vez de apostar na arquitetura Zen 3+, a AMD vai preferir usar núcleos Zen 3+ baseados no novo processo de 6nm, ao mesmo tempo que também aposta na arquitetura gráfica RDNA 2, em vez da velha Vega.

Confirmado! AMD vai mesmo lançar processadores Ryzen 6000!

ryzen, amd, clocktuner

Portanto, de forma a confirmar os planos da AMD, temos agora o ‘leak’ do processador (APU) Ryzen 9 6900HX, que por sua vez conta com 8 núcleos de processamento Zen 3 (16 threads), 20MB de cache, uma frequência boost de 4.6 GHz, e claro, uma placa gráfica integrada Radeon 680M “RDNA 2”.

Em suma, um APU muito interessante, capaz de um bom poder de processamento, tanto na componente computacional, como também na parte gráfica.

Sim, vamos ter a arquitetura Zen 3 em vez da Zen 3+, a V-Cache vai ficar reservada para o mundo dos PCs desktop. Aparentemente, existem algumas dificuldades técnicas na sua implementação em portáteis, e por isso mesmo, vamos ter de esperar mais algumas gerações de processadores.

Ainda assim, ao contrário do esperado no mundo dos PCs desktop, estes processadores Ryzen 6000 já vão trazer suporte a memória DDR5, em vez da ‘velhinha’ DDR4. Será que o mesmo também vai acontecer nas versões desktop?

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Será que os Ryzen 6000 vão ser suficientes para encostar a Intel à parede? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.
mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Receba a nossa Newsletter

Outros artigos

Google vai sofrer uma revolução com a loucura do ChatGPT

Como deve imaginar, apesar de alguns relatos mais 'flamejantes'...

Televisão 8K de 110” com 3D inovador. Comprava?

Como deve saber, as TVs 4K já são banais...

Intel baixa preço dos processadores em 20% (Core 12000)

No ano passado tivemos um aumento nos preços em...

Odeia o Teams? Isto vai melhorar a experiência!

A pandemia de COVID-19 já está, em grande parte,...

Acer já vende placas gráficas Intel, mas quer vender AMD

A Acer é uma das maiores fabricantes do mundo...