AMD Ryzen 7000 vão oferecer uma performance gráfica de luxo

Ao que tudo indica, na próxima geração de processadores Ryzen 7000, que já irá ser baseada na arquitetura Zen 4, e processo de produção de 5nm da TSMC, a AMD vai fazer uma grande aposta no campo gráfico, ao implementar núcleos de processamento gráfico RDNA 2.

Sim, a mesma exata arquitetura que dá vida às consolas de nova geração, à Steam Deck da Valve, e ainda às placas gráficas Radeon RX 6000. No entanto, ainda não é claro se a AMD vai incluir um iGPU em todos os modelos Ryzen 7000, ou se estamos novamente a falar de APUs, como é o caso do 5600G ou 5700G.

Os novos AMD Ryzen 7000 vão apostar na arquitetura RNDA 2

ryzen, amd, clocktuner

Portanto, segundo novos ‘leaks’ do nosso amigo KOMACHI_ENSAKA, o novo design de iGPU para a nova geração de processadores vai utilizar dois Workgroup Processors. O que por sua vez, vai permitir até um máximo de 4 unidades de computação RDNA 2.

Esta informação estava presente no próprio SMU da AMD (System Management Unit), parte integrante de drivers recentemente partilhadas com o mundo do desenvolvimento de software. É graças a estas drivers, que sabemos que este iGPU vai ter uma frequência de 1.1GHz, e por isso mesmo, um nível de performance provavelmente muito próximo da Steam Deck da Valve! (Interessante, mas ainda longe daquilo que a PlayStation 5 e Xbox Series X são capazes de oferecer).

Curiosamente, isto dá força à ideia de que todos os Ryzen 7000 vão ter um iGPU RDNA 2.

Afinal de contas, a AMD poderia puxar muito mais o nível de performance. Mas, a ideia aqui, é apenas oferecer um iGPU básico para output de imagem, e tarefas de baixa exigência. Ter um GPU mais poderoso, num processador, é mais importante para soluções mais especializadas. Como é o caso de um computador portátil, ou de um processador como os anteriormente referidos 5600G e 5700G.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Entusiasmado com os Ryzen 7000? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.