AMD Ryzen 5 7600X3D: Missão de Salvamento!

A AMD impressionou tudo e todos nas primeiras gerações dos seus processadores Ryzen. Foram lançamentos incríveis atrás de lançamentos incríveis, capazes de impressionar, especialmente nas gerações Ryzen 3000 e Ryzen 5000.

Mas, há alguns anos que fica a sensação de que a magia se perdeu um pouco, e neste momento, fica a ideia de que a AMD anda atrás do prejuízo. Sendo exatamente por isso que a gigante dos processadores e placas gráficas anda a apostar em produtos mais amigos da qualidade/preço.

AMD Ryzen 5 7600X3D: Missão de Salvamento!

ryzen

Portanto, ao que tudo indica, de forma a lançar um processador super interessante, com elevados níveis de performance, e um preço bastante mais simpático face ao que é normal em 2024. A AMD parece estar pronta a lançar um Ryzen 5 7600X3D com 6 núcleos e 12 threads, com a famosa V-Cache, para a plataforma AM5.

Algo muito interessante, porque a AMD acabou de lançar os seus novos processadores Ryzen 9000 baseados na arquitetura Zen 5.

Dito tudo isto, este novo Ryzen 5 7600X3D parece ter sido desenhado para ser o processador de gama média mais rápido do mercado para jogos. Sendo exatamente por isso que tudo parece apontar para um processador já 5.2% mais rápido que a alternativa da Intel, o Core i5-14600K.

É um processador que tem tudo para dominar a gama de preços dos 300€.

Porquê apostar na arquitetura Zen 4 em 2024?

A AMD está a preparar versões X3D dos seus Ryzen 9000. Porém, estes processadores devem chegar às prateleiras apenas no início de 2025. Por isso, é uma excelente ideia aproveitar recursos de produção já existentes, poupar algum dinheiro, mas ainda assim lançar produtos interessantes.

Além disso, apesar de algumas melhorias arquiteturais na mais recente Zen 5, a realidade é que a arquitetura Zen 4 é ainda extremamente poderosa para os dias que correm. Por isso, com a ajuda de alguma memória cache ‘extra’, a coisa tem tudo para correr bem.

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também