Já falámos muito acerca deste tema, mas ao que tudo indica, a placa gráfica mais poderosa da AMD vai mesmo ser algo muito significativo para o mundo da computação, sendo a primeira vez, em mais de 10 anos, que a AMD vai mesmo ser capaz de ultrapassar a velha rival NVIDIA em termos de performance pura e dura.
Aliás, além da performance, a AMD vai também avançar com uma arquitetura mais avançada tecnologicamente! Ao tirar partido de um design MCM (Multi-Chip Module). Ou seja, a AMD vai tentar fazer exatamente aquilo que fez com os seus processadores Ryzen.
AMD Radeon RX 7950 XT vai chegar aos 100 TFLOPs
Portanto, ao que tudo indica, a nova Radeon RX 7950 XT vai contar com 15360 núcleos RDNA 3, 32GB de memória GDDR6, 512MB de Infinity Cache, e pelos vistos, um GPU capaz de chegar aos 2.5GHz em condições normais, e muito perto dos 3GHz em condições de OC.
Tudo isto construído em cima de uma arquitetura, que pelos vistos, vai ser bem mais poderosa do que aquilo que a AMD estava à espera. Mas mais importante que isto, mais poderosa do que aquilo que a NVIDIA estava à espera.
Podemos até dizer que a NVIDIA estava à espera de um lançamento tipo “Bulldozer”, mas agora está com medo que venha aí um novo Ryzen. (Segundo rumores recentes, a NVIDIA foi obrigada a revolucionar a arquitetura Ada Lovelace. Que originalmente, foi pensada para ser um ‘refresh’ às atuais RTX 30 ‘Ampere).
Ao fim ao cabo, tudo indica que a nova placa gráfica, na sua configuração máxima, vai ser capaz de alcançar uns incríveis 100 TFLOPs, ou seja, uma performance 10x superior à PlayStation 5 da Sony, e quase 3x a da RTX 3090 da NVIDIA.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!