Numa publicação no seu site, a AMD respondeu ao GPP – GeForce Partner Program, que força os parceiros a criarem séries exclusivas para venda de produtos Nvidia GeForce.

AMD GPP Nvidia

Tudo isto aconteceu no dia em que um dos maiores fabricantes de placas gráficas, a Asus, lançou uma nova linha exclusiva apenas para comercialização de gráficas AMD Radeon, para tentar escapar ao afamado GPP da Nvidia.

  • ASUS anunciou a sua nova linha de placas gráficas AREZ Radeon – Leia aqui

Isto porque, quando pensamos nos grandes parceiros da AMD Radeon que também produzem gráficas Nvidia, lembramo-nos imediatamente da ASUS, MSI e Gigabyte. Mas existem mais fabricantes que irão ser afectados pelo programa, forçando todas estas empresas a distinguir as duas linhas de produtos com marcas separadas, como o caso da Asus, que criou a sub-marca AREZ.

O que vai acabar por criar confusão desnecessária no mercado, visto que os produtos da AMD Radeon sempre foram comercializados com outros nomes, bastante diferentes dos produtos GeForce.

Levando a que os fabricantes tenham agora de investir mais dinheiro em Marketing para dar a conhecer as novas linhas.

Mas o mais curioso é que todos os parceiros decidiram seguir as regras do programa, ao mudar os nomes dos produtos da AMD em vez dos da NVIDIA, acabando por mostrar uma preferência…


O que é o GPP da Nvidia ?

GPP é o Programa de Parceiros Geforce, a nova aposta da NVIDIA, em que convida os seus clientes para que estes tenham vários ‘supostos’ benefícios.

O problema é que aparentemente o contrato GPP requer que os fabricantes que escolham entrar no programa usem a sua ‘Marca Gaming’ apenas em produtos NVIDIA GeForce.

  • Por exemplo, a ASUS ao entrar no programa GPP, fica proibida de comercializar placas gráficas AMD Radeon com o nome Republic of Gamers(ROG).

Se quiser ler o texto que a AMD publicou, clique aqui.

O que acha de tudo isto ? Partilhe connosco a sua opinião !

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.