Próxima AMD Radeon de gama média… Empata com a RX 6900 XT!

Como já dissemos na Leak.pt, nos últimos meses, a AMD vai fazer um ‘all-in’ incrível na sua próxima gama de placas gráficas, baseadas na arquitetura RDNA 3. Estamos a falar de dois modelos topo de gama, já a fazer uso de um design MCM (multi-chip-module), enquanto o modelo de gama média, apesar do facto de ser baseado num design monolítico, iria ser capaz de ultrapassar a atual topo de gama Radeon RX 6900 XT.

Pois bem, novas informações revelam agora, que afinal, a AMD não foi capaz de chegar aos 5120 núcleos de processamento no GPU Navi 33. Ainda assim, o GPU, com “apenas” 4096 núcleos, vai aparentemente conseguir igualar a atual placa gráfica topo de gama da marca. O que é simplesmente incrível.

Próxima placa AMD Radeon de gama média… Empata com a RX 6900 XT

rx 6700 xt

Portanto, inicialmente, o ‘leaker’ apontava para 5120 núcleos ou 20 WGPs, para o GPU Navi 33 baseado na arquitetura RDNA 3.

Informações que mudaram agora para 4096 núcleos e 16 WGPs… Mas isto não significa que a performance no mundo real venha a ser muito diferente do que o esperado inicialmente. Ao fim ao cabo, segundo o ‘leaker’, o GPU Navi 33 vai continuar a oferecer uma performance muito similar à do GPU Navi 21, o chip topo de gama da arquitetura RDNA 2.

https://twitter.com/greymon55/status/1440512160736501774

Curiosamente, além de tudo isto, parece que as novas placas gráficas da AMD já vão ser baseadas no mais recente processo de 6nm da TSMC! Isto, em vez do “velhinho” processo de 7nm.

O que por sua vez significa que a AMD vai conseguir ter mais stock de produto no próximo ano, devido ao facto de em 2021, continuar muito limitada pelas linhas de 7nm da TSMC. (Tudo é feito com os 7nm da TSMC, no mundo AMD!)

Agora resta esperar para ver a que preço chega esta placa gráfica. Porque ter um modelo de “gama média”, capaz de oferecer este tipo de performance… É simplesmente bombástico!

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados