Inicio Hardware AMD ou Intel? Quem vai aproveitar melhor as NVIDIA RTX 3000?

AMD ou Intel? Quem vai aproveitar melhor as NVIDIA RTX 3000?

Caso já não se lembre, já passaram dois anos desde o lançamento das placas gráficas RTX 2000. Entretanto, o mercado de processadores mudou forte e feio nestes 24 meses… Afinal de contas, quem domina agora o mercado de PCs Desktop é a AMD com os seus Ryzen 3000.

O que levanta uma questão… Quem irá conseguir aproveitar melhor o poderio das novas placas gráficas ‘Ampere’ da NVIDIA? A Intel com a sua conhecida arquitetura baseada no processo de 14nm, ou a AMD com mais núcleos e suporte ao PCIe 4.0?

AMD ou Intel? Quem vai aproveitar melhor as novas NVIDIA RTX 3000?

rtx 3000, NVIDIA

Portanto, é esperado que as novas placas gráficas da NVIDIA tragam um aumento de performance sério! Uma diferença muito acima daquilo que as RTX 20 apresentaram em 2018 em relação às ‘velhinhas’ GTX 10.

Dito isto, é muito provável que as novas placas cheguem ao mercado com suporte ao standard PCIe 4.0. Algo que ainda só podemos encontrar no lado da AMD. Aliás, a NVIDIA nem vai ser a primeira a trazer suporte à tecnologia, visto que as placas gráficas Navi da AMD Radeon já trazem suporte ao PCIe 4.0.

No entanto, apesar do acesso a novas tecnologias, a mudança de plataforma poderá ter algum impacto na performance gaming! Tudo devido ao facto da Intel ainda contar com um IPC (instruções por clock) superior. Ainda assim, também poderá ser uma desvantagem compensada pela largura de banda superior oferecida pela mais recente tecnologia PCIe.

Pois bem, os nossos amigos do reputado site TechSpot decidiram fazer um teste muito extenso entre uma plataforma Intel (10900K + 2080 Ti) e uma plataforma AMD (3950X + RTX 2080 Ti). Uma comparação que não conta toda a história, mas que nos poderá dar uma vaga ideia do futuro. Ora veja os resultados:

Conclusão

À medida que aumentamos a resolução, é possível ver o Ryzen 3950X a ganhar alguma vantagem em relação à plataforma Intel. O que no caso da placa RX 5700 XT também se poderá dever ao aumento da largura de banda devido ao suporte do standard PCIe 4.0.

Aliás, a diferença de performance em 1440p entre a plataforma Ryzen e Intel já nem é nada de especial, podendo mesmo vir a desaparecer com a chegada dos novos Ryzen 4000 baseados na arquitetura Zen 3.

Ainda assim, é provável que não exista um botleneck sério em processadores como o i9-10900K e 3950X em resoluções acima dos 1440p. Sim, é possível que o PCIe 4.0 tenha uma palavra a dizer, mas não é esperado que seja uma grande razão para meter os entusiastas a trocar de PC como se fosse o fim do mundo.

Ainda assim, é bem provável que os reviewers de renome comecem a trocar as suas testing gaming builds para plataformas AMD assim que os novos Ryzen começaram a aparecer. Ao fim ao cabo, esta vai ser a única maneira de aproveitar toda a largura de banda da nova geração de placas gráficas. Se isto vai fazer diferença? Vamos ter de esperar mais um pouco para descobrir.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

1 COMENTÁRIO

Leia também

Huawei Sound Pro: a nova coluna inteligente da Huawei!

Com o crescimento do mercado de smartphones, os fabricantes têm-se também concentrado noutras áreas. Os dispositivos da Internet das Coisas são um excelente exemplo...

Google Maps mostra bebé a nascer na rua? Ou será que não?

Há uma localização no Google Maps que está gerar muita confusão. Tudo por causa de um bebé a nascer no meio da rua, pelo...

POCO M3: Abram alas para o rei da gama média a 122€!

A POCO revolucionou o mundo dos smartphones em 2018 com o lançamento do Pocophone F1. Afinal, na altura foi lançado com o Snapdragon 845...

É fã de GTA? Foi adicionado Ray Tracing aos títulos mais antigos

As consolas de nova geração chegaram finalmente ao mercado, e com elas chegaram algumas novidades bombásticas. Afinal de contas, talvez para não revelar GTA...

O que aconteceu a Fall Guys? Como “morreu” e quais as causas?

Fall Guys chegou ao mercado no passado mês de Fevereiro sem criar muito alarido. No entanto, foi com a inclusão nos jogos grátis da...