AMD Navi 4C: Placa gráfica topo de gama cancelada!

Como noticiámos há alguns dias atrás, é mesmo muito provável que a AMD decida não lançar placas gráficas de gama alta na nova geração que deverá chegar ao mercado em 2024 ou 2025. Porém, isso não significa que não tenha existido desenvolvimento, e que a AMD não tenha um produto interessante para apostar no mundo gráfico.

A realidade é que a AMD até tem, apenas sabe que não vai ser capaz de rivalizar com a NVIDIA, e que mesmo com preços mais baixos, a sua rival fica sempre por cima tal é a sua popularidade.

AMD Navi 4C: Há placa gráfica de gama alta. Mas não vai ser lançada

radeon, rx, amd

Portanto, chegou à Internet informações acerca do GPU Navi 4C, que provavelmente nunca vai ver a luz do dia, mas que até conta com algumas inovações tecnológicas extremamente interessantes. Este GPU deveria dar vida a placas gráficas topo de gama na geração RDNA4, ou seja, a gama Radeon RX 8000.

Porquê a desistência? É uma pena!

Apesar do estado do mercado atual, a AMD estava confiante que ia conseguir vendas muito superiores às atuais, especialmente comparativamente à NVIDIA que fez um dos piores lançamentos da última década.

Uma pena porquê? Bem, o novo GPU Navi 4C iria pegar na atual estratégia de separação de componentes em chiplets, e iria elevá-la a um nível ainda mais alto. Mais concretamente, a AMD iria usar vários tipos de chiplets, cada um deles com o seu tipo de componentes, e posteriormente formas extremamente rápidas de todos os chiplets comunicarem entre si, com a menor latência possível. Seria uma placa desassociada, mas com latências muito similares a uma die monolítica.

Curiosamente, até o Shader Engine iria ser separado, ao criar grupos de trabalho específicos! Todos eles independentes entre si, mas capazes de um nível de performance incrível quando levados ao máximo.

Vale ainda a pena mencionar que os componentes mais importantes seriam baseados no processo de 3nm da TSMC. Mas, ao que tudo indica, o projeto foi cancelado. A AMD vai apenas focar-se nas gamas baixas e gamas médias do mundo das placas gráficas de próxima geração.

Infelizmente, ainda não fazemos ideia se isto é um recuo temporário, ou uma coisa a longo prazo. Mas ao que tudo indica, ainda nada está 100% decidido. Caso o mercado volte a mudar e a procura dispare, a AMD pode muito bem fazer os investimentos necessários para criar este GPU. Porém, por enquanto são (na sua maioria) ideias num papel.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Qual é a razão para a AMD continua na sombra da NVIDIA no mundo das placas gráfica? Isto mesmo apesar dos muitos produtos competentes e quase sempre mais baratos? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados