Como noticiámos há alguns dias atrás, é mesmo muito provável que a AMD decida não lançar placas gráficas de gama alta na nova geração que deverá chegar ao mercado em 2024 ou 2025. Porém, isso não significa que não tenha existido desenvolvimento, e que a AMD não tenha um produto interessante para apostar no mundo gráfico.
A realidade é que a AMD até tem, apenas sabe que não vai ser capaz de rivalizar com a NVIDIA, e que mesmo com preços mais baixos, a sua rival fica sempre por cima tal é a sua popularidade.
AMD Navi 4C: Há placa gráfica de gama alta. Mas não vai ser lançada
Portanto, chegou à Internet informações acerca do GPU Navi 4C, que provavelmente nunca vai ver a luz do dia, mas que até conta com algumas inovações tecnológicas extremamente interessantes. Este GPU deveria dar vida a placas gráficas topo de gama na geração RDNA4, ou seja, a gama Radeon RX 8000.
Porquê a desistência? É uma pena!
Apesar do estado do mercado atual, a AMD estava confiante que ia conseguir vendas muito superiores às atuais, especialmente comparativamente à NVIDIA que fez um dos piores lançamentos da última década.
Uma pena porquê? Bem, o novo GPU Navi 4C iria pegar na atual estratégia de separação de componentes em chiplets, e iria elevá-la a um nível ainda mais alto. Mais concretamente, a AMD iria usar vários tipos de chiplets, cada um deles com o seu tipo de componentes, e posteriormente formas extremamente rápidas de todos os chiplets comunicarem entre si, com a menor latência possível. Seria uma placa desassociada, mas com latências muito similares a uma die monolítica.
Curiosamente, até o Shader Engine iria ser separado, ao criar grupos de trabalho específicos! Todos eles independentes entre si, mas capazes de um nível de performance incrível quando levados ao máximo.
Vale ainda a pena mencionar que os componentes mais importantes seriam baseados no processo de 3nm da TSMC. Mas, ao que tudo indica, o projeto foi cancelado. A AMD vai apenas focar-se nas gamas baixas e gamas médias do mundo das placas gráficas de próxima geração.
Infelizmente, ainda não fazemos ideia se isto é um recuo temporário, ou uma coisa a longo prazo. Mas ao que tudo indica, ainda nada está 100% decidido. Caso o mercado volte a mudar e a procura dispare, a AMD pode muito bem fazer os investimentos necessários para criar este GPU. Porém, por enquanto são (na sua maioria) ideias num papel.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Qual é a razão para a AMD continua na sombra da NVIDIA no mundo das placas gráfica? Isto mesmo apesar dos muitos produtos competentes e quase sempre mais baratos? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!