AMD lançou silenciosamente a nova RX 5300 com 3GB

Apesar de todos os rumores a apontar para o lançamento de uma nova geração de placas gráficas Navi logo após a chegada das RTX 30 da NVIDIA. A AMD decidiu lançar primeiro uma nova placa de gama baixa, a RX 5300 com 3GB de RAM, que traz para cima da mesa o mesmo GPU da mais cara e apetrechada Radeon RX 5500, a um preço relativamente mais baixo.

AMD lançou silenciosamente a nova RX 5300 com 3GB de memória

Portanto, a RX 5300 com o GPU Navi 14 (1408 núcleos e 3GB de VRAM) chega agora ao mercado de forma curiosamente silenciosa. Numa altura que também parece levantar alguns pontos de interrogação, visto que estamos prestes a dar as boas vindas a duas novas gerações de placas.

No entanto, como deve imaginar, tanto a NVIDIA como a AMD estão a planear um foco máximo na gama mais alta no fim de 2020 e início de 2021. Por isso, este lançamento até faz algum tempo, visto que as soluções de gama média e gama baixa ainda deverão demorar mais um pouco a chegar. Desta forma, a AMD garante que tem uma solução decente e barata para quem não precisa de muito ‘sumo’ gráfico.

Entretanto, a nova AMD Radeon RX 5300 traz uma diferença nas frequências de 18% em relação à RX 5500 XT. O que por sua vez se traduz numa capacidade máxima de 4.63 TFLOPs, em vez dos 5 TFLOPs da RX 5500 XT.

Além disto, temos também uma diminuição da memória dos 4GB de memória GDDR6 para apenas 3GB. Em paralelo, o bus é agora de 96-bit, o que se traduz numa diminuição da largura de banda para os 168 GB/s.

Ainda assim, a placa continua a contar com as saidas HDMI 2.0, DisplayPort 1.4, bem como suporte a FreeSync, DirectX 12 e Vulkan. Em suma, a RX 5300 é basicamente uma RX 5500 XT um pouco ‘capada’, mas também mais barata, de forma a tentar bater a super popular GTX 1650.

A RX 5300 deverá ser encontrada abaixo dos 150€.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

NVIDIA RTX 40 – 5nm, 80 TFLOPs, memória GDDR6X, etc…

A NVIDIA já está a preparar a sua nova gama de placas gráficas, com tudo já calendarizado para um lançamento na segunda metade de...

Intel apostou nos 6nm da TSMC para a suas placas gráficas

Como deve saber, a Intel está prestes a fazer uma forte aposta no mundo das placas gráficas. Curiosamente, numa altura bastante interessante, visto que...

Sabe quem vai começar a produzir vacinas? A Samsung!

Ao que tudo indica, na luta contra a COVID-19, até as grandes empresas tecnológicas querem meter o bedelho! Como é o caso da gigantesca...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!