AMD e Intel: Os processadores para PC vão mudar em breve!

Como deve saber, os processadores que dão vida aos nossos PCs estão prestes a mudar de forma bastante significativa. Afinal de contas, depois de a Intel ter anunciado que iria adotar o design big.LITTLE, parece que a AMD também anda a brincar com a estratégia de meter núcleos de processamento diferentes dentro do mesmo ‘pacote.’

O que é isto? Núcleos diferentes? Sim, o design big.LITTLE é uma tecnologia híbrida, que até já podemos encontrar na grande maioria dos processadores ARM que dão vida aos nossos smartphones e tablets. No fundo, é a união de núcleos pensados na performance com núcleos mais focados na eficiência energética.

Mas vamos por partes.

AMD: Os processadores para PC vão mudar em breve!

ryzen, amd, clocktuner

Portanto, a AMD está a trabalhar na sua própria tecnologia híbrida big.LITTLE x86, tendo como base o que a ARM tem feito nos últimos anos. Assim, dentro desta estratégia, vai ser possível juntar dois tipos de núcleos de processamento com performance e consumos bastante diferentes. A ideia é aumentar significativamente a eficiência, ao utilizar os núcleos corretos para a tarefa correta.

- Advertisement -

Dito isto, a AMD parece ter uma solução muito interessante, de forma a conseguir mudar o processamento de workloads ‘on the fly’. Tudo dependendo dos núcleos já em utilização, do nível de processamento esperado, do uso de memória, e até do facto de algumas instruções estarem apenas disponíveis nos núcleos mais poderosos.

Em suma, apesar de serem esperados alguns aumentos de performance, este tipo de design é mais focado na poupança de energia, ou seja, na eficiência. Entretanto, enquanto este tipo de arquitetura deverá chegar ao mundo da Intel já em 2021 e 2022, no lado da AMD, ainda não fazemos ideia.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.