AMD não tem stock para os gamers. Mas quer apostar no mining!

Verdade seja dita, a AMD desiludiu forte e feio no mundo das placas gráficas com a sua geração RDNA 2. Afinal de contas, apesar de ser a primeira gama de placas realmente apetecível, e capaz de bater o pé ao que a NVIDIA tem para oferecer. A AMD nunca conseguiu ter um stock saudável. Afinal de contas, segundo os dados da Steam Hardware Survey, existem mais placas RTX 3090 em PCs propriamente ditos, do que a totalidade de placas gráficas Radeon RX 6000.

Isto é obviamente uma consequência de a AMD fazer tudo, ou quase tudo, nas linhas de 7nm da TSMC. Estamos a falar dos processadores, das placas gráficas, e claro, dos SoC que dão vida a todas as consolas de nova geração.

No entanto, começa a ser inegável que a AMD está mais focada na parte monetária… Afinal de contas, após quase um ano sem stock de placas, tudo indica que a rival da NVIDIA está a preparar uma placa gráfica pensada apenas e só para rivalizar com a gama CMP da NVIDIA.

AMD não tem stock para os gamers. Mas quer apostar no mining!

Portanto, segundo um leak recente, parece que a AMD tem mesmo uma nova placa gráfica pensada para o mundo do mining. Tendo como base o muito desejado GPU Navi 21. Afinal, já apareceram umas fotos na Internet, a demonstrar esta mesma placa, produzida pela XFX.

Na verdade, a placa assemelha-se bastante à AMD Instinct M100, muito devido ao seu design dual-slot. Entretanto, em termos de consumo, esta placa deve ser alimentada com 2 conectores de 8 pinos.

Esta decisão é estranha!

Afinal, enquanto a NVIDIA decidiu limitar a capacidade de mineração de todas as suas placas RTX 30, ao mesmo tempo que apostou numa gama de placas focadas no mining, as CMP… A AMD veio a público dizer que não tinha qualquer intenção de limitar qualquer placa dentro da sua gama RDNA 2.

O que mais uma vez parece confirmar a ideia de que a AMD não está realmente preocupada com os consumidores, mas sim com o fazer dinheiro. Afinal, nesta altura do campeonato, a NVIDIA já consegue ter um stock aceitável no mercado, enquanto a AMD continua muito longe de chegar às mãos dos consumidores. Por isso, os preços das RTX 30 começaram a cair, enquanto as RX 6000 até aumentaram nas últimas semanas.

Em suma, esta pode ser uma tentativa de se focar num mercado mais especializado, que não tem grande problema em pagar o que for preciso para ter uma boa performance… No mining.

 

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google TV: Tudo o que precisa de saber acerca do serviço!

Num mundo em que temos cada vez mais serviços de subscrição a ocupar o ecrã da nossa TV, eis que a gigante da pesquisa...

Netflix perdeu contra a HBO! Primeira vez em muito tempo…

Foi um ano em cheio para as plataformas de Streaming. Sobretudo porque os cinemas se encontraram fechados durante muito tempo, devido claro está, à...

Sony tem um SSD pensado para a PS5, mas é caro à sorte!

Como deve saber, a Sony lançou finalmente uma atualização para a sua PlayStation 5, que por sua vez, permite a instalação de um SSD...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!