Verdade seja dita, a AMD desiludiu forte e feio no mundo das placas gráficas com a sua geração RDNA 2. Afinal de contas, apesar de ser a primeira gama de placas realmente apetecível, e capaz de bater o pé ao que a NVIDIA tem para oferecer. A AMD nunca conseguiu ter um stock saudável. Afinal de contas, segundo os dados da Steam Hardware Survey, existem mais placas RTX 3090 em PCs propriamente ditos, do que a totalidade de placas gráficas Radeon RX 6000.
Isto é obviamente uma consequência de a AMD fazer tudo, ou quase tudo, nas linhas de 7nm da TSMC. Estamos a falar dos processadores, das placas gráficas, e claro, dos SoC que dão vida a todas as consolas de nova geração.
No entanto, começa a ser inegável que a AMD está mais focada na parte monetária… Afinal de contas, após quase um ano sem stock de placas, tudo indica que a rival da NVIDIA está a preparar uma placa gráfica pensada apenas e só para rivalizar com a gama CMP da NVIDIA.
AMD não tem stock para os gamers. Mas quer apostar no mining!
Portanto, segundo um leak recente, parece que a AMD tem mesmo uma nova placa gráfica pensada para o mundo do mining. Tendo como base o muito desejado GPU Navi 21. Afinal, já apareceram umas fotos na Internet, a demonstrar esta mesma placa, produzida pela XFX.
Na verdade, a placa assemelha-se bastante à AMD Instinct M100, muito devido ao seu design dual-slot. Entretanto, em termos de consumo, esta placa deve ser alimentada com 2 conectores de 8 pinos.
Esta decisão é estranha!
Afinal, enquanto a NVIDIA decidiu limitar a capacidade de mineração de todas as suas placas RTX 30, ao mesmo tempo que apostou numa gama de placas focadas no mining, as CMP… A AMD veio a público dizer que não tinha qualquer intenção de limitar qualquer placa dentro da sua gama RDNA 2.
O que mais uma vez parece confirmar a ideia de que a AMD não está realmente preocupada com os consumidores, mas sim com o fazer dinheiro. Afinal, nesta altura do campeonato, a NVIDIA já consegue ter um stock aceitável no mercado, enquanto a AMD continua muito longe de chegar às mãos dos consumidores. Por isso, os preços das RTX 30 começaram a cair, enquanto as RX 6000 até aumentaram nas últimas semanas.
Em suma, esta pode ser uma tentativa de se focar num mercado mais especializado, que não tem grande problema em pagar o que for preciso para ter uma boa performance… No mining.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!