AMD: Estes são os planos para 2021 e 2022!

Como deve saber, a crise de produção meteu alguns travões no planeamento da AMD para 2021. Por isso, temos muitos indícios a sugerir que não iremos ter qualquer lançamento de novos produtos este ano, com tudo a ser adiado para 2022.

Aliás, segundo a própria AMD, a microarquitetura Zen 4 para processadores, e arquitetura gráfica RDNA 3 para placas gráficas, chegam ao mercado em 2022, provavelmente ao mesmo tempo.

Então… e 2021? 

AMD: CPUs e GPUs de nova geração vão sair ao mesmo tempo (2022)

AMD 2021 2022

Portanto, de acordo com o planeamento interno da AMD, que chegou agora à Internet, a microarquitetura Zen 4 vai chegar em 2022, sendo baseada no processo de 5nm da TSMC. Esta vai ser a primeira implementação da tecnologia EUV num produto AMD.

No entanto, como a Intel está a preparar tudo para o lançamento dos Core 12000 ainda em 2021… Ficámos a saber ser possível existir o lançamento de uma arquitetura Zen 3+!

Uma gama de produtos que pode dar vida aos Ryzen 6000,  ao combinar a arquitetura Zen 3 com o novo Vertical Cache 3D da AMD. Uma mudança que poderá dar origem a novos processadores ainda em 2021, capazes de oferecer um ‘boost’ de 15% em várias tarefas, como os jogos.

Entretanto, no campo das placas gráficas, estamos também à espera da arquitetura RDNA 3 em 2022. Onde deve existir um grande foco na melhoria da performance Ray Tracing, que comparativamente à oferta da NVIDIA, foi o grande calcanhar de aquiles. Além disto, também é esperada uma grande melhoria na performance de rasterização, o que poderá meter algum medo à velha rival verdinha.

Em suma, vamos ter Zen 4 e RDNA 3 em 2022, muito provavelmente com um lançamento simultâneo. E claro, a possibilidade de novos processadores em 2021, consoante aquilo que a Intel fizer no terceiro trimestre de 2021.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Galaxy Watch 4 Classic mais bonito? Tem de pagar 800 Euros!

A rainha do design no mundo Android é sem dúvida a Samsung. Um excelente exemplo disso é o que este fabricante consegue fazer nos...

(Mini-Análise) Xiaomi Mi 11 Lite NE: Super leve, e poderoso!

Em 2021, já me passaram muitos smartphones pelas mãos, modelos de gama alta, de gama média, outros que ficam ali no meio, distribuídos por...

A Steam Deck vai dar mais performance ao PC, PS5 e Xbox!

A Steam Deck está prestes a chegar ao mercado! Bem... Mais ou menos, a consola portátil da Valve vai obviamente sofrer com falta de...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!