AMD – CEO fala dos segredos por detrás da revitalização da empresa!

Lisa SU

Jim Cramer da CBBC entrevistou a CEO da AMD, a Dr. Lisa Su, mencionando o facto da sua empresa ser uma das histórias mais impressionantes do ano!

A entrevista percorreu vários tópicos, incluindo a história de como a AMD passou de uma empresa com acções a valer apenas um dígito e com prejuízos… Para passar a ser uma das apostas mais promissores da bolsa!

Aliás, o crescimento da AMD é tão surpreendente, que até a Intel e a NVIDIA se devem sentir ameaçadas! No entanto, ‘Lisa Su’, sublinha que se deve apenas a decisões a longo prazo, que irão dar frutos apenas dentro de alguns anos.


AMD Lisa Su

“Decidimos fazer os investimentos corretos. Afinal de contas, a indústria tecnológica é baseada nisso mesmo, fazer as escolhas certas, e onde vamos investir e onde não vamos investir … Há três ou quatro anos atrás, era nos telemóveis, tablets e IoT, que eram as coisas da moda, e nós ficamos tipo ‘ei, sabemos que são bons mercados, mas não são a praia da AMD’.”

“Por isso, concentramos-nos no que achamos que o futuro nos reservaria. Estamos a tomar decisões agora, que só iremos ver o resultado nos próximos 3-5 anos. E são algumas excelentes decisões.”


A AMD pode manter-se competitiva, mesmo que a Intel consiga corrigir o que se passa com os seus 10nm

AMD Lisa Su

A AMD tem tudo planeado até à arquitetura ‘Zen 5’, disse a CEO. Com bastante orgulho nas decisões de investimento que foram tomadas durante o design dos processadores da empresa.

Tal como na forma que a AMD está a construir os seus processadores EPYC (um módulo multi-chip, em vez de uma ‘die’ monolítica, que iria precisar de muitos mais recursos para design e fabricação)

Em suma, neste momento a AMD apenas precisa de gerir duas ‘dies’! Os processadores apenas com CPU Ryzen e EPUC, e os APUs com CPU Ryzen e GPU Vega.

Podem existir mais vencedores no mercado de placas gráficas!

AMD Lisa Su

Esta entrevista, focou-se bastante nos segredos da AMD na sua luta contra a Intel. E no facto de ter conseguido roubar uma grande quota de mercado, depois de quase uma década a morder os calcanhares à rival.

A Dra. Lisa Su, disse que a AMD não fica à espera que os seus rivais falhem! E que sabe que a competição é muito forte.

Dito isto, no fim da entrevista, Jim Crammer fez mais uma pergunta que aparentemente tinha na ponta da lingua há bastante tempo… Afinal como é que está a rivalidade da AMD com a NVIDIA? A resposta foi bastante interessante.

Na primeira parte da resposta, a CEO mencionou que a “concorrência é boa para o mercado, e que o mercado de GPUs é excelente, mas é possível existir mais que um vencedor neste mercado.

Com isto, a AMD mostra que apesar da sua quota de mercado estar a baixar, não baixou os braços. Afinal de contas, no ano passado, a AMD esteve em alta com a onda do mining! E mesmo agora, continua a dominar o mercado das consolas, e dos SoC personalizáveis.

A AMD está a ajudar a Microsoft e a Sony a criar a sua própria ‘Receita Secreta’!

AMD Lisa Su

Claro que a entrevista teve de tocar no assunto da rivalidade entre a Microsoft e Sony no mercado de consolas… Isto porque, afinal de contas, quem fornece os chips a ambas as empresas… É a AMD!

Dito isto, a Dra. Lisa Su disse que a sua empresa está a fornecer chips ‘semi-personalizados’, e que está a ajudar ambas as empresas a desenvolver “a sua própria receita secreta” para as suas consolas.

No entanto, a parceria entre a AMD e a Microsoft também se estende ao Windows e Azure.

Em síntese, é possível que as empresas estejam a trabalhar em projetos de computação na nuvem para o futuro. Com os processadores EPYC e produtos Radeon Pro/Instinct em mente.

A nossa maior força é o facto de que podemos trabalhar com todos os clientes, e que podemos diferenciar os nossos produtos para cada um deles.”