Inicio Hardware AMD - CEO fala dos segredos por detrás da revitalização da empresa!

AMD – CEO fala dos segredos por detrás da revitalização da empresa!

Jim Cramer da CBBC entrevistou a CEO da AMD, a Dr. Lisa Su, mencionando o facto da sua empresa ser uma das histórias mais impressionantes do ano!

A entrevista percorreu vários tópicos, incluindo a história de como a AMD passou de uma empresa com acções a valer apenas um dígito e com prejuízos… Para passar a ser uma das apostas mais promissores da bolsa!

Aliás, o crescimento da AMD é tão surpreendente, que até a Intel e a NVIDIA se devem sentir ameaçadas! No entanto, ‘Lisa Su’, sublinha que se deve apenas a decisões a longo prazo, que irão dar frutos apenas dentro de alguns anos.


Lisa Su

“Decidimos fazer os investimentos corretos. Afinal de contas, a indústria tecnológica é baseada nisso mesmo, fazer as escolhas certas, e onde vamos investir e onde não vamos investir … Há três ou quatro anos atrás, era nos telemóveis, tablets e IoT, que eram as coisas da moda, e nós ficamos tipo ‘ei, sabemos que são bons mercados, mas não são a praia da AMD’.”

“Por isso, concentramos-nos no que achamos que o futuro nos reservaria. Estamos a tomar decisões agora, que só iremos ver o resultado nos próximos 3-5 anos. E são algumas excelentes decisões.”


A AMD pode manter-se competitiva, mesmo que a Intel consiga corrigir o que se passa com os seus 10nm

Lisa Su

A AMD tem tudo planeado até à arquitetura ‘Zen 5’, disse a CEO. Com bastante orgulho nas decisões de investimento que foram tomadas durante o design dos processadores da empresa.

Tal como na forma que a AMD está a construir os seus processadores EPYC (um módulo multi-chip, em vez de uma ‘die’ monolítica, que iria precisar de muitos mais recursos para design e fabricação)

Em suma, neste momento a AMD apenas precisa de gerir duas ‘dies’! Os processadores apenas com CPU Ryzen e EPUC, e os APUs com CPU Ryzen e GPU Vega.

Podem existir mais vencedores no mercado de placas gráficas!

Lisa Su

Esta entrevista, focou-se bastante nos segredos da AMD na sua luta contra a Intel. E no facto de ter conseguido roubar uma grande quota de mercado, depois de quase uma década a morder os calcanhares à rival.

A Dra. Lisa Su, disse que a AMD não fica à espera que os seus rivais falhem! E que sabe que a competição é muito forte.

Dito isto, no fim da entrevista, Jim Crammer fez mais uma pergunta que aparentemente tinha na ponta da lingua há bastante tempo… Afinal como é que está a rivalidade da AMD com a NVIDIA? A resposta foi bastante interessante.

Na primeira parte da resposta, a CEO mencionou que a “concorrência é boa para o mercado, e que o mercado de GPUs é excelente, mas é possível existir mais que um vencedor neste mercado.

Com isto, a AMD mostra que apesar da sua quota de mercado estar a baixar, não baixou os braços. Afinal de contas, no ano passado, a AMD esteve em alta com a onda do mining! E mesmo agora, continua a dominar o mercado das consolas, e dos SoC personalizáveis.

A AMD está a ajudar a Microsoft e a Sony a criar a sua própria ‘Receita Secreta’!

Lisa Su

Claro que a entrevista teve de tocar no assunto da rivalidade entre a Microsoft e Sony no mercado de consolas… Isto porque, afinal de contas, quem fornece os chips a ambas as empresas… É a AMD!

Dito isto, a Dra. Lisa Su disse que a sua empresa está a fornecer chips ‘semi-personalizados’, e que está a ajudar ambas as empresas a desenvolver “a sua própria receita secreta” para as suas consolas.

No entanto, a parceria entre a AMD e a Microsoft também se estende ao Windows e Azure.

Em síntese, é possível que as empresas estejam a trabalhar em projetos de computação na nuvem para o futuro. Com os processadores EPYC e produtos Radeon Pro/Instinct em mente.

A nossa maior força é o facto de que podemos trabalhar com todos os clientes, e que podemos diferenciar os nossos produtos para cada um deles.” Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Amazfit Band 5: um super-wearable por apenas 45 Euros!

Quando os primeiros wearables apareceram não tiveram uma grande aceitação no mercado. As pessoas ainda não estavam preparadas para os smartwatches, nem para as...

Galaxy S30 com Exynos já não vai levar pancada da Qualcomm

Apesar da situação que envolve o desempenho das versões Europeia e Americana do Galaxy S20 e também do Note, a Samsung vai voltar a...

Quer mais autonomia no portátil? Use o novo Microsoft Edge!

Os browsers são muito esfomeados. De facto a memória sofre muito quando visitamos vários sites e sobretudo quando temos muitos separadores abertos. O processador...

Google PlayStore: sete jogos grátis este fim-de-semana!

É sexta-feira e isto por si só é sempre uma excelente notícia. Agora que o fim de semana está a chegar, é tempo de...

Gboard: preparado para uma grande atualização no design?

A Google tem estado a trabalhar num novo design do Gboard há dois meses. Agora parece que esta novidade já está a chegar aos...