A AMD tem sido imensamente elogiada no mundo da tecnologia, porque o suporte oferecido à grande maioria dos seus produtos tem sido realmente muito bom, especialmente quando comparado ao suporte que a Intel costuma oferecer.
Afinal de contas, além de apostar sempre muito bem na retrocompatibilidade entre CPUs e Motherboards, a AMD ainda continua a lançar novos processadores para a “velhinha” plataforma AM4.
Porém, ao que tudo indica, esse suporte tem um fator limitador na memória RAM DDR4.
AMD a apostar na plataforma antiga (AM4)? Só enquanto a RAM deixar!
Portanto, ao que tudo indica, a AMD vai continuar a apostar na plataforma AM4 enquanto o custo de produção e aquisição de memória RAM DDR4 permitir continuar essa aventura. Ou seja, quando a RAM antiga (DDR4) ficar mais cara que a RAM nova (DDR5), a AMD tenciona abandonar quase por completo as suas antigas motherboards.
Isto significa que, além dos novos quatro processadores AM4 que a AMD anunciou na CES de 2024 (Ryzen 7 5700X3D, Ryzen 7 5700, Ryzen 5 5600GT e Ryzen 5 5500GT), tudo indica que vamos ter ainda mais alternativas nas prateleiras ao longo dos próximos meses.
Porém, os lançamentos vão ter um fim quando o mundo da memória RAM finalmente se adaptar por completo à RAM DDR5.
Não é estranho? Ver uma AMD a apostar tanto numa plataforma antiga? Não seria mais inteligente apostar apenas na plataforma mais recente e com maior margem de progressão? (Que significa quase sempre uma percentagem maior de lucro em cada unidade vendida?)
Ou seja, a empresa não quer que os consumidores actualizem para a plataforma AM5? Certamente que sim! Porém, a AMD olha para o AM5 como o futuro, para quem quer realmente o melhor do melhor. Ou seja, apesar do facto de o AM5 apresentar os mais recentes padrões de memória e PCIe, há razões convincentes para continuar no AM4.
Especialmente no lado da poupança! Afinal, trocar de plataforma implica trocar o CPU, a motherboard, a memória RAM, entre outras coisas. Além disso, a tecnologia que serve de base à plataforma AM4 está tão madura, que a percentagem de lucro também aumentou de forma muito significativa ao longo dos últimos anos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!