A TSMC é uma das grandes responsáveis pelo encarecimento da tecnologia no geral. É a figura de destaque na produção de chips poderosos e eficientes, e como tal, sem rival, pode escolher o preço que quiser. Aliás, mesmo quando o tema não são os 3nm ou 2nm, a realidade é que a gigante de Taiwan continua a ser a única a ter grandes capacidades de produção em linhas com alguns anos em cima, como são os 7nm, 5nm, e claro, os 4nm.
É exatamente por isso que, após uma promessa no sentido contrário, a AMD vai apostar mais na TSMC, em vez de virar o barco para os braços da Samsung.
- Relacionado: Os 2nm vão mudar o jogo? A TSMC já aponta aos 1.4nm!
AMD fez o inverso! Abandona Samsung e aposta na TSMC
Portanto, ao que tudo indica, a AMD parece ter dado uma reviravolta importante na sua estratégia de produção. Ou seja, segundo novos relatos, a gigante norte-americana decidiu abandonar a Samsung e transferir as encomendas dos seus chips de 4 nm para as instalações da TSMC no Arizona, nos EUA.
Isto representa um golpe pesado para a Samsung, que até agora tinha estado a colaborar com a AMD na produção de processadores EPYC para servidores, APUs Ryzen e gráficas Radeon, usando o processo SF4X.
Curioso, não? Sabe porquê?
Em maio de 2023, a AMD tinha anunciado precisamente o oposto! Uma mudança de parte das suas encomendas da TSMC para a Samsung, de forma a ir atrás de preços mais apetitosos.
Problemas de consistência?
O que levou a AMD a recuar? Tudo aponta para preocupações com a estabilidade e consistência dos processos de fabrico da Samsung. Esta decisão acaba por reforçar ainda mais a liderança da TSMC no setor. O que nunca pode ser uma boa notícia, apesar da qualidade inegável da TSMC.
Samsung contra-ataca nos 2 nm?
A Samsung deveria ser a grande rival à TSMC no mundo dos processos de produção mais poderosos e mais eficientes à face da terra. No entanto, a realidade é que as relações da TSMC com figuras importantes do mercado nunca estiveram tão fortes como agora.
Porém, podemos ter surpresas nos 2nm. A Samsung não está parada. A marca sul-coreana conseguiu resultados acima do esperado nos testes iniciais do seu processo SF2 (2 nm), com yields superiores a 30%. Entretanto, a empresa quer estabilizar este processo até ao segundo semestre de 2025, preparando-se para produzir em massa o novo chip Exynos 2600 para smartphones.
Além disso, há rumores de que a Samsung está perto de fechar alguns acordos para produzir outros chips muito importantes. Como é o exemplo do Snapdragon 8 Elite 2 da Qualcomm.
🔥 Este artigo foi útil?
Sê o primeiro a votar 🙂
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!


