Caso não saiba, a AMD está a preparar a sua tecnologia Fluid Motion Frames (AFMF) para um lançamento público já no final deste mês (24 de janeiro). Mas não é isso que é realmente interessante!
Afinal, Aaron Steinman, um dos gestores séniores do grupo Radeon, acredita que a rival NVIDIA terá de tomar algumas medidas drásticas quando a AFMF chegar, devido à sua natureza mais aberta.
AMD à frente da NVIDIA nos Upscalers baseados em drivers!
Portanto, numa curta conversa com um meio tech internacional, Steinman afirmou que “Seria curioso saber se a NVIDIA sente que agora tem de igualar o que nós fizemos nos últimos meses”.
Afinal, ao contrário dos já existentes sistemas FidelityFX Super Resolution (FSR) da AMD Radeon, e DLSS da NVIDIA. Os novos AFMF e RSR não dependem do apoio oficial dos estúdios responsáveis pelo desenvolvimento de jogos.
Ou seja, vai ser tudo feito no lado das drivers das placas gráficas, não sendo necessário qualquer input das equipas dos estúdios de desenvolvimento. Sendo exatamente por isso que Steinman continuou com a sua declaração, ao dizer:
- “Penso que o que vamos começar a ver é que o DLSS só está disponível em determinadas soluções do mercado. Por isso, ou a NVIDIA beneficia da nossa solução, porque a tornámos open-source e cross-vendor, ou provavelmente vão ter de fazer algo muito similar. Vai ser inegavelmente muito interessante ver o que vai acontecer.”
Porém, é preciso salientar que a NVIDIA também tem algo do mesmo estilo (NVIDIA Image Scaling), porém ainda muito longe da tecnologia DLSS “AI-infused”.
Em suma, além do hardware, vamos também começar a assistir a uma guerra de software entre as principais responsáveis pelas placas gráficas do mercado? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!