AMD à frente da Intel nos portáteis? A vantagem vai aumentar!

A AMD impressionou tudo e todos há algumas semanas quando apresentou os novos Ryzen 4000 Mobile ‘Renoir’, especialmente o novo Ryzen 4900HS, que meteu no bolso tudo o que a Intel tem para oferecer tanto em performance de CPU como de GPU, ao mesmo tempo que é mais eficiente que toda a concorrência Intel Core.

Pois bem, depois desta gigantesca Win, em que a AMD basicamente roubou o trono da performance no super lucrativo mercado de portáteis… Parece que a fabricante já está a preparar os sucessores a estes meninos! Os Ryzen 5000 (?) ‘Cézzane’.

AMD à frente da Intel nos portáteis? A vantagem vai aumentar!

AMD à frente da Intel

Portanto, de acordo com o muito conhecido e quase sempre correto ‘Leaker’ _rogame, a AMD já está a preparar os seus sucessores à atual gama de APUs Ryzen 4000 Mobile. Assim, com o nome do pintor Paul Cézzane, é provável que a inspiração seja mais que muita para voltar a dar uma lição à Intel, mas vamos por partes.

Os Ryzen ‘Cézanne’ podem muito bem ser um produto super importante para os esforços da AMD no mundo dos computadores portáteis. Afinal de contas, a Intel já está a preparar os novos processadores ‘Tiger Lake’ baseados no processo de 10nm+, para tentar recuperar o trono. É que estes novos Intel Core já vão trazer núcleos CPU ‘Willow Cove’, bem como a nova arquitetura Gráfica Intel Xe.

Por isso, a AMD está pronta a responder com tudo aquilo que tem, ou seja, núcleos Zen 3 e um iGPU baseado na excelente arquitetura RDNA2 que irá dar vida à nova geração de consolas e também irá trazer o Ray Tracing para a oferta Desktop da AMD Radeon. (Caso não saiba, os atuais iGPUs da AMD ainda são baseados na arquitetura Vega, vamos ter um salto gigantesco na performance gráfica!)

Ou seja, a AMD não irá apenas levar as suas arquiteturas mais recentes, como também irá tirar partido das linhas de 7nm refinadas da TSMC (N7+).

Entretanto, é esperado que os novos processadores da Intel cheguem ao mercado na segunda metade de 2020, enquanto os novos Zen 3 apenas deverão aparecer no fim do ano. Será que a AMD irá continuar a liderar? Ou será que a Intel vai voltar com vingança? Não perca os próximos episódios, porque nós também não!


AMD à frente da Intel nos portáteis? A vantagem vai aumentar! – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

pub