Com o lançamento do Windows 11 em 2021, a Microsoft introduziu uma nova funcionalidade chamada Painel de Widgets que se esconde no ecrã até que o utilizador clique no botão Widgets na barra de tarefas ou passe o dedo a partir do lado esquerdo do ecrã. O painel apresenta aos utilizadores as últimas notícias do MSN, bem como uma série de widgets personalizáveis. Agora a Microsoft vai alterar muito os widgets no Windows 11!
Microsoft vai alterar muito os widgets no Windows 11!
Em 2022, a Microsoft abriu o Painel de Widgets a programadores de terceiros e, desde então, vimos o Facebook e o Spotify adotarem a plataforma com as suas próprias experiências de widgets. A Microsoft também adicionou vários outros widgets desde o lançamento, incluindo o Vínculo ao Telemóvel, Xbox, Fotos e muito mais.
Agora e como revela o site Windows Central a Microsoft pretende levar a experiência dos widgets um pouco mais longe. Assim vai permitir que os utilizadores os fixem diretamente no ambiente de trabalho, uma medida que a Microsoft espera que aumente o envolvimento com os widgets. A experiência funcionará de forma semelhante à forma como os Windows Desktop Gadgets funcionavam no Windows 7, podendo ser colocados em qualquer parte do ambiente de trabalho.
A biblioteca de widgets tem vindo a crescer lentamente, com mais de 13 widgets já disponíveis para os utilizadores experimentarem. A Microsoft também tem vindo a expandir as capacidades do Painel de Widgets, lançando recentemente um novo modo de ecrã completo e uma experiência de seleção de widgets que facilita a adição dos mesmos ao painel.
Permitir que os utilizadores fixem widgets no ambiente de trabalho faz parte de um esforço maior. Assim concentram-se em melhorar o ambiente de trabalho do Windows com funcionalidades modernas. São exemplo disso as pastas de aplicações que a Microsoft apresentou no ano passado. Não se sabe quando estas novidades devem começar a aparecer, mas a Microsoft vai realizar uma sessão dedicada aos Widgets do Windows na Build 2023. Assim devem surgir mais novidades nessa ocasião.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!