Alpine chega a Portugal: Conheça a história desta marca!

Finalmente recebemos coisas boas aqui em Portugal!  Muita gente não sabe o que é que um Alpine, mas não se preocupem que eu estou aqui para vos contextualizar.

alpine chega a portugal
Foto: carmagazine.co.uk / O novo Alpine A110

A Alpine, atualmente é da Renault, mas nem sempre foi assim. No entanto, a marca sempre usou motores Renault, e foi lentamente absorvida pela mesma. Mas vamos às origens.

Estamos em frança, e Jean Rédélé pensou “vou criar uma marca de carros”, e tão simples quanto isso (ou talvez não) surgiu a Alpine. Isto fez com que em 1955 nascesse a “Société des Automobiles Alpine” juntante com o Alpine A106.

Alpine chega a Portugal
Foto: formidablemag.com / Alpine A110 de Rali a voar!

Avançando no tempo, a marca lançou o A110 ou a “berlinnete”, em 1962! Este conquistou a sua primeira vitória no rali de Monte Carlo em 1971!

Infelizmente, em 1995 os franceses da Renault decidiram encerrar a produção da Alpine.

Até que em 2012…

alpine finalmente chega a portugal
Foto: carsagram.com / Os dois A110 lado a lado!

Chegou aos ouvidos do “freguês” que a marca iria voltar e o seu primeiro carro seria a mesma berlinette de 1962! Mais ou menos, claro.

Para o novo veículo decidiram inspirar-se na berlinetta original, mantendo então o nome de “A110”

O carro antigo era giro, era engraçado, mas muito sinceramente, o novo alpine é.. qualquer coisa!

Foto: carmagazine.co.uk / O novo Alpine A110

Gostava de apontar que mantiveram a imagem de marca do a110, os faróis dianteiros circulares que, embora um pouco estranhos, ficam muito bem no novo carro! Importa salientar que tem uma imagem muito aerodinâmica e fluida.

Agora o que o mete a andar!

O carro conta com um motor 1.8 que dispões de 4 cilindros e um turbo, debitando 252 cavalos e 320nm de binário! Este é um motor partilhado com a nova Megane RS.

alpine chega a portugal
Foto: topspeed.com / Interior do novo Alpine A110

Outra coisa boa, é que o carro vai contar com uma caixa automática de 7 velocidades. E vocês perguntam “mas um carro destes não deveria vir com uma caixa manual?” Sim, deveria, definitivamente que deveria. Mas de acordo com os designers do carro, esta faria com que o veículo fosse mais pesado. É que assim o carro pesa apenas 1080kg!

Também fiquei confuso quando me disseram que o carro ficava mais pesado com uma caixa manual mas eles sabem do que falam certo?

Com esta brincadeira toda o carro pode atinjir os 250km/h e ir dos 0-100km/h em apenas 4,5 segundos!

Querem ouvi-lo? Venham aqui!

Por fim

alpine chega a portugal
Foto: carmagazine.co.uk / Novo Alpine A110

Pessoalmente gostei imenso deste automóvel. Possivelmente esta opinião é tendenciosa porque (o antigo) era o único carro que eu conseguia conduzir como deve ser no Dirt Rally mas, isso são pormenores. Esperamos é que este veículo tenha uma versão rali, isso sim era cumprir um legado!

O que acharam deste automóvel? Para vos ajudar a decidir sabemos que vai custar cerca de 60 mil euros, o que é preço um pouco elevado.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Portáteis Apple MacBook M1 estão com problemas sérios no ecrã

Normalmente, quando falamos acerca de produtos Apple, estamos a falar de produtos caros, mas bem construídos, quase sempre baseados em materiais premium e duráveis....

Netflix está a desenvolver uma série sem ordem de visualização

A Netflix está cada vez mais confiante no mercado, e como tal, está também cada vez mais pronta a experimentar coisas novas! Até porque,...

Office 2021 vai ser lançado ao mesmo tempo que o Windows 11!

A Microsoft está a fazer um sucesso completamente absurdo com o seu Microsoft 365 e Office 365, dois serviços de subscrição que poderão muito...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!