Se tem um smartphone Android tem mesmo de verificar se não instalou por acidente uma aplicação muito perigosa que lhe pode trazer muitos problemas. É mais uma a integrar o terrível malware Joker. Logo à partida pode inscrever os utilizadores numa grande quantidade de serviços de valor acrescentado que custam muitos Euros por mês. Isto já para não falar no roubo de informações pessoais e de muitas outras coisas. É por tudo isto que foi lançado este alerta Android sobre a app de SMS.
Alerta Android: se instalou esta app para as SMS apague já!
Desde que o malware Joker chegou em 2019 criou muitos estragos nos dispositivos Android e deu muitas dores de cabeça às pessoas. Agora esta nova app volta a fazer muitas vítimas e o pior é que a descarregaram meio milhão de vezes da Google Play Store.

A app em questão chama-se Color Message e curiosamente parece uma aplicação muito inocente. O objetivo é tornar as SMS mais engraçadas com novos emojis e mais. Aliás é pelo facto de parecer estar muito bem feita e interessante que foram feitos tantos downloads.
O que vale é que os investigadores da empresa de segurança Pradeo conseguiram descobrir que a app em questão fazia muito mais do que deixar as SMS bonitas. De facto, deixa é a vida dos utilizadores muito negra!
O objetivo da app é simplesmente tirar dinheiro aos utilizadores. Mas para além disso, ainda extrai a lista de contactos das pessoas e envia essas informações sensíveis para a Rússia.
Apesar de esta app ainda ter estado na Play Store durante muito tempo e inclusive no mês de Dezembro, desapareceu. No entanto isto não ajuda nem resolve o problemas das pessoas que a têm no smartphone Android.
Se é uma das 500 mil pessoas que descarregaram esta app então apague agora mesmo.
Como é que o Joker consegue chegar aos utilizadores?
A fórmula até é relativamente simples. Primeiro, lançam na Play Store, uma aplicação segura e sem qualquer problema. Assim esta app é instalada por centenas de utilizadores. Quando a base de instalação já é suficientemente grande, chega uma segunda versão em que o malware passa a estar incluído. A partir desse momento, quem achava que tinha uma app muito simpática e útil no smartphone, passa a subscrever serviços premium. Tudo isto sem autorização e à revelia da pessoa que tem a app no telemóvel.

O Joker não é propriamente novo. Assim, ele já tinha sido identificado há alguns anos num esquema que envolvia mensagens SMS Premium. No entanto, agora tem-se vindo a espalhar com muita força. Não fosse as medidas de proteção da Google e o problema poderia ser muito pior. Até aqui já foram eliminadas mais de 1700 aplicações da Play Store, só por causa disto.

