Ajude-me a escrever é a nova função de IA do Google Chrome

A Google está a trazer a sua novidade “Ajude-me a escrever” assistida por IA para o browser Chrome com a ajuda do Gemini Nano.

Ajude-me a escrever é a nova função de IA do Google Chrome

Um dos casos de utilização mais simples da IA generativa é a obtenção de ajuda para escrever. Como tal, a Google trouxe a ideia do “Ajude-me a escrever” para tudo, desde o Google Docs e o Google Messages até às listagens da Play Store e muito mais.

- Publicidade -

Agora, a Google está a lançar as capacidades criativas da sua IA Gemini na Web em geral. A partir da versão 126 do Chrome (já disponível na versão Canary), o Gemini Nano está a integrar-se na experiência.

falar com o Gemini no Chrome, falhas do gemini

Por exemplo, poderá obter ajuda para escrever uma breve avaliação de um cliente de uma empresa ou para redigir uma publicação nas redes sociais. Em qualquer lugar onde possa introduzir texto na Web, a nova função estará pronta para ajudar.

Embora um modelo mais avançado como o Gemini 1.5 Pro produzisse provavelmente texto de maior qualidade, o Gemini Nano é perfeito para este trabalho porque é rápido e, mais importante, respeita a privacidade. Uma vez que o modelo de IA é executado diretamente no seu dispositivo, a mensagem e o contexto relacionado permanecem sob o seu controlo.

Ao contrário da disponibilidade atualmente limitada do Gemini Nano em dispositivos Android, a Google diz que acredita que estas funcionalidades do Chrome alimentadas por IA funcionarão na grande maioria dos dispositivos de secretária. Dito isso, a empresa sugeriu que o lançamento se pode escalonar como a maioria dos outros lançamentos de funções do Chrome.

Entretanto para além do Ajude-me a escrever, a Google também lançou novas funcionalidades Gemini que ficarão disponíveis para os programadores. Um novo conjunto de APIs de alto nível oferecerá acesso fácil à transcrição, tradução e legendagem fornecidas pela IA.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.