Quando pensamos em AirPods lembramo-nos de música. No entanto, os pequenos auriculares da Apple têm a capacidade de fazer muito mais do que isso. De facto, uma nova descoberta revela que os AirPods da Apple podem ter uma importante aplicação médica. Esta informação chega de um estudo desenvolvido pelo Apple Machine Learning Institute.
AirPods da Apple escondem uma importante função médica!
O estudo revela que os AirPods podem acompanhar a taxa respiratória do utilizador através da monitorização do som obtido pelos microfones. É que a precisão dos microfones, no caso destes auriculares, é realmente muito elevada. Ora isto pode ter grandes implicações no mundo dos wearables. De uma forma geral a avaliação da respiração é algo que tem de ser feito no gabinete do médico. Mas isto abre as portas a uma avaliação remota!
Entretanto o estudo descobriu que mesmo em situações em que existe muito barulho à volta tudo funciona bem.
Não é a primeira vez que os produtos Apple têm vindo a ser estudados no campo das aplicações médicas. Assim os Apple Watches que estão no watchOS 7 também podem acompanhar a respiração do utilizador como algo opcional nas métricas de sono. No entanto, neste caso, é utilizado o acelerómetro e não o áudio.
Mas há mais uma novidade muito interessante. É que com o sistema de verificação da respiração foi possível detetar infecções de COVID-19. Isto antes dos primeiros sintomas. Esta situação verificou-se em 63% das vezes.
Agora vai-se analisar esta possibilidade de detetar COVID-19 através dos AirPods com maior detalhe e quem sabe num futuro próximo poderá ser um verdadeiro elemento de diagnóstico.
De facto, os dispositivos Apple parecem ter uma importante componente médica associada. Antes dos AirPods, já o Apple Watch salvou muitas vidas. Sobretudo devido à deteção de problemas cardíacos e de quedas. Ainda recentemente aconteceu com um jovem que se deslocou a um hospital desmaiou e acabou por bater com a cabeça.