AirPods da Apple escondem uma importante função médica!

Quando pensamos em AirPods lembramo-nos de música. No entanto, os pequenos auriculares da Apple têm a capacidade de fazer muito mais do que isso. De facto, uma nova descoberta revela que os AirPods da Apple podem ter uma importante aplicação médica. Esta informação chega de um estudo desenvolvido pelo Apple Machine Learning Institute.

AirPods da Apple escondem uma importante função médica!

O estudo revela que os AirPods podem acompanhar a taxa respiratória do utilizador através da monitorização do som obtido pelos microfones. É que a precisão dos microfones, no caso destes auriculares, é realmente muito elevada. Ora isto pode ter grandes implicações no mundo dos wearables. De uma forma geral a avaliação da respiração é algo que tem de ser feito no gabinete do médico. Mas isto abre as portas a uma avaliação remota!

iPhone de 2020, AirPods da Apple

Entretanto o estudo descobriu que mesmo em situações em que existe muito barulho à volta tudo funciona bem.

Não é a primeira vez que os produtos Apple têm vindo a ser estudados no campo das aplicações médicas. Assim os Apple Watches que estão no watchOS 7 também podem acompanhar a respiração do utilizador como algo opcional nas métricas de sono. No entanto, neste caso, é utilizado o acelerómetro e não o áudio.

Mas há mais uma novidade muito interessante. É que com o sistema de verificação da respiração foi possível detetar infecções de COVID-19. Isto antes dos primeiros sintomas. Esta situação verificou-se em 63% das vezes.

Agora vai-se analisar esta possibilidade de detetar COVID-19 através dos AirPods com maior detalhe e quem sabe num futuro próximo poderá ser um verdadeiro elemento de diagnóstico.

De facto, os dispositivos Apple parecem ter uma importante componente médica associada. Antes dos AirPods, já o Apple Watch salvou muitas vidas. Sobretudo devido à deteção de problemas cardíacos e de quedas. Ainda recentemente aconteceu com um jovem que se deslocou a um hospital desmaiou e acabou por bater com a cabeça.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 10: aumentar drasticamente a velocidade do PC!

Todos queremos um sistema operativo a funcionar o mais rápido possível. Dito isto, existem formas simples de o conseguirmos e nem sequer precisamos de...

Windows 11 tem tecnologia para apps ocuparem menos espaço!

O Windows 11 chega no dia 5 de Outubro com várias alterações ao nível de design e inclusivamente um novo centro de notificações. No...

Bomba! Sex Education na Netflix nunca mais será a mesma!

Apesar do imenso sucesso que os vários projetos fazem na Netflix. A verdade é que com o passar dos anos, e sucessivo lançamento de...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!