Domingo, Outubro 5, 2025

Airbnb culpa os hotéis pelo turismo em massa!

Hoje em dia, não é muito difícil dizer que Portugal está a ser invadido por turistas, ou por pessoas que não querem apenas e só passear, querem acima de tudo encontrar uma vida mais digna, com outras oportunidades.

Mas… Ver o Airbnb a tentar virar o jogo, ao acusar os hotéis pela enchente que se vive em grandes cidades como Lisboa. É engraçado.

Airbnb culpa os hotéis pelo turismo em massa!

Portanto, segundo a plataforma que todos nós conhecemos, são os grandes grupos hoteleiros os verdadeiros culpados pelo turismo em excesso nas cidades europeias, onde temos de incluir a nossa velha Lisboa.

De onde vem a base desta afirmação? Simples, 80% das dormidas na União Europeia acontecem em hotéis, não em alojamentos locais.

Aliás, o Airbnb vai ainda mais longe, ao apontar diretamente o dedo a cidades como Paris, Roma, Madrid, Berlim, Amesterdão, Praga ou Lisboa (com destaque para a freguesia de Santo António, onde há três quartos de hotel para cada cinco moradores), pedindo que os líderes locais enfrentem “o impacto devastador dos hotéis no aumento do turismo excessivo”.

Sim, os alojamentos locais, e plataformas como o Airbnb são um problema. Até em Salvaterra existem várias casas que antigamente serviam para arrendamento, e agora existem apenas e só para dormidas ao dia ou à semana. Mas, ainda assim, é inegavelmente verdade que nunca existiram tantos hotéis como agora.

A crítica surge numa altura em que a construção de hotéis está ao rubro.

Para ter ideia da situação, em 2023 abriram 289 novos hotéis na Europa, e há mais de 1600 projetos em andamento que vão adicionar perto de 250 mil novos quartos. Curiosamente, muitos destes projetos estão a nascer em zonas já muito saturadas, como é o caso de Lisboa, Porto, Madrid ou até Barcelona.

Um dado muito curioso, porque a construção de casas está no ponto mais baixo das últimadas décadas.

A cereja no topo do bolo? As companhias aéreas e os cruzeiros também são culpados. Em Lisboa, por exemplo, o número de passageiros de cruzeiros aumentou 54% entre 2022 e 2023, atingindo um recorde de 758 mil pessoas a desembarcar direto para o coração da cidade.

Se é uma tentativa da Airbnb desviar as atenções? Talvez. Podemos até assumir que sim.

Mas, quando o problema é gigantesco, a culpa nunca está em apenas uma entidade.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

TRENDING

Leia também

Percebemos que usas bloqueador de anúncios. Mas são os anúncios que mantêm o site gratuito e atualizado todos os dias. 🙌

👉 Desativa o bloqueador só aqui na Leak.pt e apoia o nosso trabalho.

Prometemos não te chatear com pop-ups intrusivos. 💙