Terça-feira, Julho 8, 2025

O primeiro GTI elétrico não é da Volkswagen. É da Peugeot.

Sou muito honesto, faz-me muita confusão ver versões GTI ou Turbo no mundo dos elétricos. Afinal de contas, se não existe turbos num motor elétrico, a sigla GTI (Grand Touring Injection) também acaba por perder todo o seu significado. Passam a ser termos de marketing que servem apenas e só para tentar chamar a atenção do consumidor.

Dito isto, se quisermos baixar as nossas defesas, se podem existir telemóveis Ultra ou Pro a custar 100€ ou 200€, também podem existir carros 100% elétricos GTI. Ou não?

O primeiro GTI elétrico não é da Volkswagen. É da Peugeot.

Portanto, enquanto a Volkswagen, que é a fabricante que de facto é conhecida pelos seus modelos GTI, continua a prometer um GTI 100% elétrico para “algum momento antes do fim da década”, a Peugeot não quis esperar mais. E ainda bem. A marca francesa apresentou o novíssimo E-208 GTI, um verdadeiro hot hatch elétrico com 276 cavalos, tração dianteira e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,7 segundos.

Felizmente, tudo isto com uma pitada generosa de nostalgia à mistura, homenageando o lendário 205 GTI.

Como já muitos sabiam, a estreia aconteceu em grande estilo nas 24H de Le Mans e marca o regresso da insígnia GTI à gama da Peugeot, seis anos depois da sua última aparição. E sim, quer queira ou não quera, esta versão é só elétrica. Pelo menos por enquanto.

Mais rápido que o Mini JCW elétrico

Assente na plataforma e-CMP da Stellantis, a mesma usada por modelos como o Alfa Romeo Junior ou o Abarth 600e, o E-208 GTI partilha o motor elétrico com os seus primos: 276 cv e 345 Nm enviados às rodas da frente.

No entanto, a Peugeot afirma que o seu GTI é mais rápido, batendo os 100 km/h em 5,7 segundos, ligeiramente melhor do que os 5,9 s do Alfa e do Abarth.

Bateria pequena = autonomia modesta!

A bateria de 54 kWh brutos permite uma autonomia de apenas 350 km WLTP, o que não é brilhante. Mas, na opinião das fabricantes, um carro desportivo não tem de ter uma grande autonomia. Tem de oferecer divertimento. É um compromisso.

Dito isto, carrega dos 20 aos 80% em menos de 30 minutos.

Design com alma de 205 GTI

Mas o que salta logo à vista são os detalhes visuais. A suspensão foi rebaixada em 30 mm, a via dianteira alargada em 56 mm e a traseira em 27 mm, dando-lhe uma postura agressiva e baixa, à imagem do icónico 205 GTI 1.9. As jantes de 18 polegadas prestam homenagem direta ao clássico, com um design perfurado e o logótipo GTI em vermelho no centro.

Esse vermelho estende-se pelas cavas das rodas, grelha, faróis, pinças de travão, iluminação interior, cintos de segurança e até nos bancos desportivos com uma faixa central vermelha. Tudo isto rematado com um padrão em malha a lembrar os estofos do 205 GTI 1.6. É pura nostalgia sobre rodas.

Preço e potencial

Em suma, o E-208 GTI chega ainda este ano e deverá ultrapassar os 40 mil euros por cá.

Se vai ser digno de se juntar ao panteão dos GTI lendários? Ainda é cedo para dizer. Temos de dar umas voltinhas com ele em estrada… Ou em pista!

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Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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